Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Conheça os principais tipos de graxas lubrificantes, suas vantagens e desvantagens

maquinário com graxa

As graxas lubrificantes podem ser classificadas em quatro tipos: graxa à base de cálcio, à base de sódio, à base de lítio e sintéticas.

Graxa lubrificante é o nome genérico dado a todos os lubrificantes pastosos ou de alta viscosidade, compostos de combinações feitas a partir de óleo mineral ou sintético, agentes espessantes e aditivos.

Este tipo de produto geralmente é usado para minimizar o atrito de rolamentos, colaborando para o aumento da vida útil e da durabilidade do equipamento. Para que a graxa tenha uma boa consistência, ela depende do tipo e da concentração dos espessantes encontrados em sua solução, bem como da temperatura operacional de sua execução.

Existem alguns fatores que devem ser considerados na apuração de uma graxa, tais como: faixa de temperatura, consistência, viscosidade do óleo base, proteção contra corrosão, capacidade de carga e miscibilidade.

As graxas lubrificantes são classificadas de acordo com o tipo de agente espessante que é encontrado em sua composição, veja alguns dos principais tipos e suas vantagens e desvantagens:

Tipos de Graxas Lubrificantes

Graxa à base de Cálcio (Ca)

É uma substância macia e que possui uma ótima solidez mecânica, sendo geralmente aplicada em cabos de aço, chassis e molas de veículos pesados. As vantagens desse tipo de graxa estão na simplicidade de sua fabricação, seu custo final e resistência à água. Por outro lado, este tipo de graxa tem como desvantagem o baixo ponto de gotejamento, pois em temperaturas muito altas ele começa a se dissolver, fazendo com o que o óleo básico saia do seu ponto de lubrificação.

Graxa à base de Sódio (Na)

Trata-se de uma substância fibrosa que pode ser usada em muito mais produtos do que a graxa de cálcio, assim como rolamentos, mancais de rodas e juntas universais. Suas principais vantagens consistem em sua ótima propriedade de aderência e vedação, além de sua capacidade de conferir proteção contra corrosão e resistência ao calor. Como desvantagem, o produto apresenta diminuição de sua lubrificação, devido a sua proteção contra corrosão e sua falta de resistência à água.

Graxa à base de Lítio (Li)

De estrutura é bastante semelhante a graxa à base de cálcio, este tipo de graxa também é macio. Trata-se de um produto utilizado em veículos automotivos e na aviação, possuindo diversas vantagens: alto grau de aderência a superfícies metálicas, estabilidade em altas temperaturas e resistência à água. A única desvantagem é que, por ser um sabão metálico, o produto não pode ser usado como lubrificantes nas indústrias alimentícias.

Graxas sintéticas

Dentro desse grupo estão inclusas todas as graxas baseadas em óleos sintéticos, que não corroem tão facilmente como as de óleos minerais e são amplamente utilizadas em aeronaves, satélites e robôs. As vantagens deste produto consistem em sua enorme gama de aplicação e ampla diversidade quando utilizadas em agentes espessantes. A desvantagem, por outro lado, está em sua falta de resistência ao atrito em baixas temperaturas.

Imagem: © Depositphotos.com / AleksVF

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp