Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Conheça os principais tipos de relés e suas funções

temporizadores térmicos e de proteção

Existem três principais tipos de relés, que são: temporizadores, térmicos e de proteção.

Os relés podem ser definidos como componentes elétricos destinados a gerar mudanças repentinas e predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída, cada vez que são atingidas certas condições no circuito de entrada.

O objetivo dos relés é fazer operar o seu sistema de manobra e não suspender o funcionamento do circuito principal. Porém, quando os relés são ligados a uma instalação, sua função é possibilitar o funcionamento de outros aparelhos conectados ao mesmo ou a outro circuito elétrico.

Esses componentes são geralmente utilizados em usinas hidrelétricas, em elevadores (na movimentação e na proteção contra abertura das portas), nos processos de tratamento de água, fabricação de alimentos, entre outros. Já em larga escala eles são usados em linhas de montagem de automóveis e ainda em sistemas de catracas.

Existem no mercado diferentes tipos de relés. Para entender quais são e a função de cada um deles, separamos abaixo os três principais.

3 principais tipos de Relés

  • Relés temporizadores – utilizados em operações de chaveamento com manipulação de tempo, eles são bastante aplicados em processos industriais como quadros de comando e partida de motores;
  • Relés térmicos – aplicados em locais em que uma elevação de temperatura pode ser sentida. Esses dispositivos servem de proteção de sobrecarga elétrica e geralmente são utilizados em motores elétricos, evitando o superaquecimento do componente;
  • Relés de proteção – trabalham por meio do funcionamento de correntes elétricas, podendo desenvolver campos eletromagnéticos que podem ocasionar mudanças de estados dos componentes para ligar ou desligar dispositivos. Eles ainda são responsáveis por mensurar grandezas de tensão, corrente, isolamento, temperatura, sequências de fase, entre outros.

Os relés podem ainda ser classificados como abertos, fechados ou selados e a sua utilização pode ser definida por meio de suas características.

Imagem: © Depositphotos.com / teptong

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp