Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Energia fotovoltaica permite gerar, armazenar e até vender energia elétrica!

Como-funciona-a-energia-fotovoltaica

A Energia fotovoltaica é uma forma de energia solar que permite converter os raios solares em energia elétrica, diferentemente da energia solar comum, que resulta basicamente no aquecimento da água.

As células são feitas de materiais semicondutores capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”. O principal componente semicondutor é o silício, o segundo elemento químico mais abundante na terra, ficando atrás apendas do oxigênio.

Os fótons da luz solar transferem energia para os elétrons que passam a se movimentar e gerar corrente elétrica. A forma com que essas células são dispostas podem se adaptar de acordo com a finalidade: Através de painéis fotovoltaicos (mais usados) maximizando a eficiência, ou mesmo através da incorporação das células em vidros ou filmes flexíveis a fim de se adequar à arquitetura.

A energia fotovoltaica é considerada uma energia limpa e renovável, pois, a radiação solar é abundante e inesgotável que interage com o silício, um dos elementos mais abundantes na terra. Além disso, a interação entre a luz solar e o silício, não deixam resíduos, o que a torna sustentável.

conteudos-relacionados-energias-renovaveis

Mesmo em dias nublados e à noite, a energia fotovoltaica é eficiente, pois, os raios solares emitidos são mais do que suficientes para gerar energia elétrica e baterias armazenam essa energia para fornecimento durante à noite.

Sistemas off-grid/ grid-tie:

Para locais remotos, como propriedades rurais, embarcações, ou até mesmo para o funcionamento de radares de autoestradas há a possibilidade de ser instalado o sistema fotovoltaico de forma independente, sem estar conectado à rede elétrica convencional.

Sistemas on-grid: 

Integrado ao sistema elétrico convencional, pode ser usado como forma de abastecimento parcial.

Componentes do sistema fotovoltaico:

  • Painéis solares: Responsáveis por transformar a energia solar em energia elétrica, são dimensionados de acordo com a demanda de energia necessária.
  • Controladores de carga: Servem para evitar sobrecargas e descargas exageradas de bateria
  • Inversores: transformar os 12 V de corrente contínua (CC) das baterias em 110 ou 220 V de corrente alternada (AC), ou outra tensão desejada. No caso de sistemas conectados, (on-grid/ grid tie) também são responsáveis pela sincronia com a rede elétrica.
  • Baterias: Armazenam a energia recebida para transmitir quando não há sol, no caso de sistemas isolados (off-grid)

Em países desenvolvidos a energia fotovoltaica é muito utilizada da forma on-grid e a energia residual pode ser vendida à concessionária de energia, permitindo ainda uma maior economia. No Brasil o sistema on-grid tem sido pouco explorado devido ao custo para compra e instalação dos painéis e também porque não há uma política oficial de subsídios, mas as perspectivas são otimistas.

 Fonte: blue-sol.com e neosolar.com.br 


 Siga-nos nas redes sociais e acompanhe notícias e informações sobre o ramo da energia:

 Site | Facebook | Linkedin | Twitter | Google+

solicitar-orçamento-equipamentos-de-alta-precisao-para-testes-eletricos

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp