Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Ensaios Elétricos: veja os tipos de ensaios de transformadores e suas características

Os ensaios elétricos são testes que têm como principal finalidade determinar o comportamento tanto de materiais isolantes como de materiais condutores. Dessa maneira, sua utilização em diversos equipamentos pode ser otimizada, com a garantia de que os equipamentos elétricos terão seu funcionamento pleno e seguro.

Este tipo de procedimento, portanto, garante a identificação de problemas em materiais elétricos. Para que isso aconteça, porém, é necessário que os ensaios elétricos sejam feitos de forma variada, com um mesmo equipamento e diferentes testes — com alta, média ou baixa tensão. (Leia mais sobre a importância dos ensaios elétricos neste post)

Entre os ensaios elétricos distintos, é importante conhecer os diferentes tipos de ensaios de transformadores, que devem ser aplicados na realização de testes neste tipo de equipamento para verificar seu funcionamento e a necessidade de manutenção preventiva. Confira, a seguir, os principais tipos de ensaios de transformadores e suas características:

Tipos de ensaio de transformadores e suas características

Teste de relação de transformação

Este é um dos principais tipos de ensaios de transformadores, e serve para analisar as bobinas do transformador e identificar a relação entre espiras primárias e secundárias. Desta forma, é possível que seu funcionamento seja avaliado, além de prevenir curtos-circuitos entre estas bobinas.

Ensaio de resistência de isolação

Este ensaio para transformadores consegue diagnosticar possíveis falhas nos materiais isolantes dos equipamentos elétricos. Isto permite que os transformadores não tenham seus componentes isolantes comprometidos.

Ensaio de resistência de contato

Este ensaio elétrico é feito com o objetivo de avaliar a baixa resistência dos contatos de um transformador. Com este ensaio, é possível que sejam identificadas possíveis falhas que podem ocorrer em consequência de mau contato entre disjuntores ou seccionadores.

Ensaio de resistência ôhmica do enrolamento

Este ensaio é bastante importante, uma vez que sua funcionalidade é detectar com precisão curtos-circuitos ou envelhecimentos nas bobinas dos transformadores. Isto evita problemas que podem comprometer o funcionamento do equipamento.

Teste de tensão aplicada

Um dos maiores problemas enfrentados por equipamentos elétricos é a fuga de corrente, que pode acontecer por conta de problemas diversos, tais como o acúmulo de sujeira ou grande absorção de umidade. O teste de tensão aplicada é um ensaio para transformador que tem como objetivo avaliar justamente a fuga de corrente, que deve estar dentro dos padrões considerados normais.

Análise de qualidade de energia

A análise de qualidade de energia é necessária especialmente quando um sistema elétrico não consegue mais cumprir sua finalidade devido à qualidade da energia distribuída por este sistema. Este tipo de ensaio de transformador pode ajudar a identificar o real problema em um equipamento ou sistema elétrico.

Medição de fator de potência de isolação

Um dos tipos de ensaios de transformadores mais completos, a medição de fator de potência de isolação testa todas as propriedades isolantes presentes em um transformador. Este ensaio elétrico garante uma prevenção maior de problemas e um custo muito menor de manutenção para o equipamento.

Crédito: Dzmitrock87 / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp