Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Entenda como é realizado um ensaio de resistência ôhmica em transformadores

Para entendermos como é realizado um ensaio de resistência ôhmica em transformadores, é preciso que compreender o conceito de resistência de um condutor, que consiste na oposição de um material em relação à passagem de corrente elétrica. Dentro de circuitos com corrente contínua, essa resistência é chamada de resistência ôhmica. Basicamente, diz respeito à soma das resistências de mais de um elemento que integra cada circuito de um transformador.

Equipamento utilizado para realizar ensaio de resistência ôhmica

Já ouviu falar em ôhmimetro? O nome pode até parecer complicado, mas sua utilização é fundamental para ensaios de resistência ôhmica, sendo aplicado para medição de baixa resistência de contato. Trata-se de um instrumento que é baseado na passagem de corrente em um condutor e, quando há perda por aquecimento, é verificada a medição em juntas e conexões. Em disjuntores, por exemplo, as leituras dos ensaios de resistência ôhmica são feitas entre as buchas (de 1 a 6) e, sempre, com o disjuntor fechado e desenergizado.

Lei de Ohm

Ainda dentro do assunto de hoje, aqui blog da Lorencini Brasil, vale a pena conhecermos mais sobre a Lei de Ohm. Trata-se de uma fórmula matemática estabelecida pelo alemão Georg Simon Ohm no começo do século XIX, que determina a relação entre as três grandezas principais da eletricidade, que são resistência, corrente e a tensão (também chamada de diferença de potencial). Tais grandezas são representadas da seguinte maneira:

Grandeza Símbolo Unidade (SI)
Tensão U ou V Volt (V)
Corrente I Ampère (A)
Resistência R Ohm (Ω)
Potência P Watts (W)

A Lei de Ohm é, também, dividida em primeira e segunda. Vamos às definições, primeiramente sobre tensão.  De acordo com seu enunciado, a tensão é a igualdade da diferença de potencial entre os terminais de um circuito e a resistência do próprio circuito, considerando a intensidade da corrente elétrica. Em termos matemáticos, a fórmula é V = R. I.

Sobre a corrente elétrica, ela é verificada quando a intensidade da corrente elétrica é igual à divisão da diferença de potencial dos terminais de um determinado circuito. Sua fórmula é I = V / R. Já a segunda lei de Ohm trata da resistência, sendo ela diretamente proporcional ao seu comprimento e, ao mesmo tempo, inversamente proporcional à secção transversal. Matematicamente, temos: R = ρ. ℓ / A, sendo:

  • ρ = resistividade, depende do material do condutor e de sua temperatura.
  • ℓ = largura do condutor.
  • A = área da seção transversal.

A Lorencini Brasil está ao seu lado!

Procurando por ensaio de resistência ôhmica em transformadores? Fale hoje mesmo com a Lorencini Brasil, especializada no assunto e formada por profissionais experientes e que lidam com esse tipo de análise diariamente. Dessa maneira, ao longo dos anos, a Lorencini se tornou referência no assunto em todo o país e está preparada para atender às necessidades da sua empresa, do seu negócio.

Com tecnologia de ponta e infraestrutura completa, os ensaios são realizados com exatidão e conforme padrões nacionais e internacionais de qualidade. Os prazos são obedecidos e os resultados apresentados sem qualquer margem para dúvida.

Quer saber como tudo isso funciona? Entre em contato hoje mesmo com nossa equipe comercial para esclarecer suas dúvidas sobre preço e condições do serviço, detalhes técnicos e muito mais. Tudo o que você precisa saber sobre ensaio de resistência ôhmica em transformadores é só perguntar.

CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail.

Caso prefira telefonar, os números da central são: (11) 4399-3132 | 4341-3110. Envie também sua mensagem via  WhatsApp: (11) 9 9943-0943.

Crédito: energyy / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp