Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 WhatsApp: (11) 98971-5015
Blog

Ferrografia: saiba como funciona e importância na manutenção preditiva

homem analisando máquina

Análise de vibração é um processo capaz de identificar possíveis falhas nos componentes móveis de um equipamento.

A análise de vibração é um dos métodos de diagnóstico mais importantes para identificar uma possível falha nos componentes móveis de um equipamento.

Esse processo de identificação é realizado com ajuda de um equipamento eletrônico capaz de coletar informações que auxiliam a diagnosticar prováveis falhas de rolamento, desbalanceamento, folgas, desalinhamentos e ressonância de engrenagens. O dispositivo é instalado nas máquinas, sendo considerado de extrema importância para as empresas, uma vez que permite a avaliação do equipamento sem interromper seu funcionamento. O método permite ouvir o interior da máquina, reduzindo custos e evitando gastos desnecessários.

Vantagens da Análise de Vibração

Existem diversas vantagens nesse processo para o operador e o técnico de manutenção, que são:

  • Identificação de defeitos na máquina;
  • Informações sobre as causas dos defeitos;
  • Localização dos componentes afetados;
  • Otimização da logística de peças de substituição;
  • Planejamento das medidas de manutenção.

Qual a relação entre a Análise de Vibração e Análise de Óleo?

A análise de óleo se difere da análise de vibração por ser um identificador mais adiantado de um problema. Entretanto, elas são aliadas naturais na hora de garantir a confiabilidade e a vida útil das máquinas, uma vez que ambas são complementares e permitem a identificação da raiz dos problemas, além de garantirem o reconhecimento e entendimento das condições incomuns que surgirem ao longo do funcionamento das máquinas.

Vale destacar que o sucesso e a continuidade de um processo dependem diretamente do monitoramento das condições e da realização de diagnósticos precisos.

Imagem: © Depositphotos.com / Joykid

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital