Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Entenda os objetivos de um ensaio a vazio em transformadores

Os ensaios elétricos têm como principal objetivo identificar quaisquer problemas que possam acometer os equipamentos elétricos. Um exemplo de equipamento que precisa passar por este tipo de procedimento é o transformador que, por meio do ensaio elétrico, pode receber manutenção de maneira mais eficiente e prática, de modo a impedir futuros problemas de funcionamento, como os curtos-circuitos.

Uma série de ensaios de transformadores pode ser realizada para que sejam testadas diferentes funcionalidades e partes do equipamento — como isolamento, fuga de carga, entre outros detalhes que podem comprometer seu funcionamento.

Entre estes ensaios, está o chamado ensaio a vazio, um teste importante para que se conheça a funcionalidade de transformadores. Este ensaio permite que seja feita a manutenção do equipamento, se necessário, de forma que seja identificada qualquer anormalidade que não seria percebida sem a realização deste ensaio.

Importância do ensaio a vazio para o uso de transformadores

O ensaio a vazio em transformadores é um procedimento bastante importante, uma vez que determina diversos parâmetros em relação ao funcionamento do equipamento, e evita que ele apresente qualquer problema durante seu uso. Com isso, evita-se ocorram problemas ainda maiores e que comprometeriam completamente a segurança do uso deste aparelho.

Os principais parâmetros determinados com o ensaio a vazio em transformadores são aqueles relacionados ao núcleo do transformador e à sua magnetização. Isso determina a normalidade do fluxo magnético no interior do equipamento, que deve ser proporcional à tensão aplicada no seu núcleo.

Desta maneira, o resultado do ensaio a vazio nos transformadores determina a segurança da utilização do equipamento, de forma que seja realizada sua manutenção no caso de qualquer anormalidade apontada pelo ensaio. Trata-se de um cuidado ainda mais importante se forem levados em conta os custos de manutenção que podem ser diminuídos com a aplicação correta dos ensaios elétricos. Alia-se, assim, a segurança do equipamento a um gasto muito menor com relação à sua manutenção, e proporciona-se maior estabilidade e durabilidade ao transformador.

Como é feito o ensaio a vazio

Para a realização do ensaio a vazio em transformadores, é preciso que o secundário deste equipamento esteja em aberto, ou seja: que não esteja ligado a nada. Dessa forma, nenhum tipo de carga passa por este circuito do transformador. Com o secundário aberto, é possível identificar que a falta de carga faz com que a corrente no secundário seja nula, enquanto a corrente no primário é mínima.

A quantidade mínima de carga presente no primário é suficiente para que haja a magnetização do núcleo do transformador, que permite que o ensaio a vazio identifique os parâmetros necessários para determinar a regularidade do transformador, analisando o fluxo magnético presente neste núcleo com a magnetização.

Desta maneira, é possível que sejam encontradas irregularidades na magnetização e no fluxo magnético do núcleo de transformadores. Como consequência disso, todas as manutenções são feitas sempre que necessário, garantindo a durabilidade e segurança do uso do transformador analisado com o ensaio a vazio. O fato de não haver carga no secundário, que deve estar aberto durante o processo, é o que faz com que o nome dado a este ensaio elétrico seja ensaio a vazio.

Com uma infraestrutura completa e equipamentos de alto nível tecnológico, a Lorencini Brasil conta com uma equipe composta por profissionais que possuem amplo conhecimento técnico para realizar diversos ensaios especiais para as mais diversas finalidades. Entre em contato conosco para ter mais informações!

Crédito: Shinyfamily | Creative nº: 543044180 | Tipo de licença: Royalty-free | Coleção: iStock / Getty Images Plus

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp