Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Produção de água potável por turbina eólica pode ser a solução do planeta!

Uma turbina eólica que produz água potável é a solução inovadora que o Holandês Piet Oosterling criou inspirado nos moinhos de vento do seu país natal.

holandês cria turbina eólica que produz água potável

Dados da organização mundial da saúde (ONU) mostram que aproximadamente 40% da população do planeta sofrem com crises de falta de água, portanto, uma inovação como essa que gera energia limpa e água potável, passa ser considerada como solução para o planeta.

A Turbina AW é parecida com as demais, porém, possui tanques de água acoplados à haste e funciona de maneira semelhante ao ar condicionado de um carro que em dias de calor, acumula água condensada.

A tecnologia que a empresa desenvolveu baseia-se em “extrair” água a partir do funcionamento da turbina na produção de energia eólica. A turbina aciona quatro compressores. O Ar é forçado e resfriado dentro dos permutadores de calor gerando uma condensação formando água. Essas gotas de água são coletadas pelos tanques e mineralizadas para consumo humano ou para agricultura. Segundo Oosterling, a turbina consegue produzir uma média de 7.500 litros de água diariamente.

artigos-relacionados-01

Alguns fatores como vento e temperatura, são imprescindíveis para o funcionamento da turbina AW. É necessária umidade do ar mínima de 20% e uma temperatura entre 15 a 45°C.

O sistema é barato e autossuficiente, ou seja, não necessita de energia e nem de água para funcionar, podendo ser instalado inclusive em desertos e áreas remotas. O Brasil está na lista dos locais que mais se beneficiariam com a turbina.

A empresa também produz outra turbina com função revolucionária: a WW, que além de gerar energia eólica, ainda purifica água poluída ou salgada de oceanos, lagoas e rios.

Não é de hoje que se prevê falta de água por isso, iniciativas como essa precisam ser incentivadas!

Veja mais detalhes em vídeo sobre o funcionamento da turbina AW no site planeta sustentável, clicando aqui.


A Lorencini Brasil se compromete com o meio ambiente! Acompanhe nossas postagens diárias em nossas redes sociais:

Site | Facebook | Linkedin | Twitter | Google+

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp