Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Saiba como funciona uma análise termográfica em motores elétricos e sua importância

Já ouviu falar ou leu algo na internet sobre análise termográfica? Caso esteja tendo contato pela primeira vez com o assunto, não se assuste… a gente explica em detalhes qual é a sua real importância, principalmente quando pensamos em motores elétricos. Este é o assunto de destaque hoje, aqui no blog da Lorencini Brasil.

A análise termográfica em motores elétricos (também chamada de inspeção termográfica) é um serviço complexo e que deve, obrigatoriamente, ser realizado dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança. Seu objetivo principal, como o próprio nome sugere, é verificar o nível de aquecimento de determinados pontos dentro de um sistema elétrico.

 

Como é realizada a análise termográfica?

Profissionais capacitados, utilizando as ferramentas corretas, realizam a irradiação de infravermelho dentro do sistema elétrico. Tal irradiação é gerada a partir do efeito Joule (lei de Joule ou efeito térmico de Joule) que estabelece a relação física entre calor gerado X corrente elétrica que percorre, por um determinado período de tempo, um condutor.  O efeito Joule dentro de análise termográfica em motores elétricos pode ser aplicado nos circuitos e pontos de fricção.

O equipamento mais indicado para este serviço é o Termovisor Digital, que por sua vez, garante uma análise precisa sobre a quantidade de calor dentro de um motor elétrico.  Tal tecnologia permite a medição de temperaturas extremas, com variação entre -20 e 1200 °C e, além disso, viabiliza a impressão de relatório técnico com imagens. Também permite a inclusão de comentários sobre eventuais anormalidades e medidas que devem/podem ser adotadas.

Importância da análise termográfica em motores elétricos

A análise termográfica em motores elétricos é importante, pensando em manutenção corretiva, por permitir a identificação exata de falhas térmicas e desgastes (em diferentes níveis) em pontos específicos de um motor elétrico. Desta maneira, é possível analisar com precisão eventuais danos causados pelo calor excessivo e também a conservação de peças internas. Tudo isso, sem que seja preciso desmontar o motor.

Pensando em manutenção preventiva, a análise termográfica deve ser periódica e fazer parte de um cronograma de acompanhamento personalizado, envolvendo profissionais capacitados e técnicas modernas. O objetivo é evitar possíveis danos com o passar do tempo, ou seja, verificando com antecedência as reais condições térmicas de motores elétricos. Importante ressaltar que trabalhos preventivos podem representar uma grande economia, já que quanto mais cedo forem identificadas as falhas e necessidades de substituições de peças e componentes, por exemplo, menor será o investimento para futuros reparos.

Listamos os principais benefícios da análise termográfica em motores elétricos:

  • Evita interrupção produtiva. A análise termográfica é feita sem que seja preciso desmontar o motor elétrico;
  • Imagens são transmitidas em tempo real;
  • Reduz as chances de manutenções corretivas e que envolvem custos mais elevados;
  • Garante maior vida útil ao motor elétrico.

 

Análise termográfica é com a Lorencini!

Experiência no mercado e profissionais atualizados, assim é a Lorencini Brasil. Localizada na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a Lorencini trabalha com diversas atividades relacionadas a ensaios de óleos minerais e fluidos isolantes, como em relação ao serviço de análise termográfica em motores elétricos.

Para tal, contamos com um laboratório moderno e adotamos processos de trabalho e atendimento realmente eficazes e personalizados, o que garante – por exemplo – entrega de resultados em até quatro dias a partir do recebimento das amostras. É ou não é um verdadeiro compromisso com o cliente?

Entre em contato hoje mesmo para saber mais detalhes a respeito de análise termográfica em motores elétricos.  Os telefones disponíveis são: (11) 4399-3132 ou 4341-3110. Já o número de WhatsApp é (11) 99943-0943. Caso prefira enviar e-mail, clique aqui.

 

Imagem: SARINYAPINNGAM | iStock / Getty Images Plus

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp