Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 WhatsApp: (11) 9 9943-0943
Blog

Contaminante ambiental apresenta diversos riscos para a nossa saúde e para o meio ambiente.

sensor infravermelho

A termografia é utilizada pelas empresas para analisar máquinas e equipamentos, por meio de câmeras e sensores infravermelhos.

A termografia pode ser definida como uma técnica sensorial remota, realizada por meio de câmeras e sensores infravermelhos que medem a temperatura e a distribuição de calor. O objetivo desse processo é identificar possíveis falhas térmicas e desgastes em fase inicial.

Essa técnica identifica o problema precisamente no local afetado, sem que haja a necessidade de interromper os processos e sem desmontar equipamentos para inspeção. Os setores em que são aplicados esse tipo de análise são: instalações elétricas, equipamentos mecânicos, sistemas de refrigeração e aquecimento, infiltrações e isolamento térmico.

Importância da termografia para a manutenção preditiva

manutenção preditiva baseia-se em um conjunto de medidas de acompanhamento periódico de equipamentos e máquinas, com o intuito de diminuir possíveis danos que esses dispositivos possam apresentar.

Dentro da termografia, esse tipo de manutenção é extremamente importante, uma vez que determina com antecedência a necessidade de realizar algum tipo de manutenção nos componentes do equipamento, tornando muito mais fácil a eliminação do problema sem a necessidade de desmontagem.

Além disso, a manutenção preditiva termográfica é muito mais econômica, aumenta a vida útil e a disponibilidade do equipamento, minimiza o número de falhas e aumenta a produtividade do equipamento.

Benefícios da termografia

Esse tipo de procedimento traz diversas vantagens para a empresa e para os equipamentos em que é aplicado, tais como:

  • Elimina a necessidade de interromper o processo de produção para a realização das análises;
  • Transmite as imagens em tempo real;
  • Minimiza a necessidade de realizar a manutenção corretiva;
  • Diminui o consumo de energia elétrica;
  • Maximiza a vida útil do equipamento;
  • Aumenta a produtividade da indústria;
  • Não exige contato direto com o maquinário;
  • Aumenta a eficiência dos programas de manutenção preditiva.

Imagem: © Depositphotos.com / sorapol1150

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital