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Teste de isolação em motores elétricos: como funciona e a importância do megôhmetro no processo

Quando pensamos nos principais testes realizados em motores, impossível não nos lembrarmos do teste de isolação em motores elétricos e do uso do megôhmetro para tal. Trata-se de um dos procedimentos mais importantes dentro de um trabalho de prevenção, isso porque permite a verificação da resistência de isolamento de motor ou mesmo gerador elétrico.

Para tal, o leitor também precisa conhecer a fórmula utilizada para medição, que é: Rm = (Tensão da Máquina + 1 megohm a 40ºC)/1000

Importante ressaltar que toda medida de isolação em motores elétricos deve considerar alguns pontos cruciais, como a temperatura de 40ºC do equipamento durante o teste. Somente com essa temperatura é que a fórmula citada anteriormente fará sentido e o resultado preciso. Caso contrário, com temperatura superior ou inferior, a medição não será exata.

Equipamento e testes de isolação em motores, disjuntores e transformadores

Um dos principais instrumentos utilizados para medição do nível de isolamento em motores elétricos é o Megger. Trata-se de uma solução de alto padrão e que permite a detecção precisa de falhas no isolamento de motores elétricos.  Seu funcionamento tem origem na aplicação de uma tensão de corrente contínua a um isolante. Por sua vez, a corrente que circula pode ser classificada de três formas:

1 – Corrente de carga de capacitância, que é natural do material que está sendo testado;

2 – Corrente de absorção dielétrica, que circula através do corpo do material;

3 – Corrente de fuga, que por sua vez tem dois componentes importantes: o primeiro que significa fuga através da superfície do material isolante e o segundo que está presente no próprio material.

Com o megôhmetro (também conhecido por Megger), é possível realizar uma leitura precisa dos valores de resistência dielétrica de materiais isolantes em motores elétricos. E, além dos motores em si, também podem ser realizados testes em disjuntores. O objetivo é detectar fuga de corrente entre câmaras e buchas, ou seja, entrada e saída de corrente entre as buchas e câmaras presentes em todo o corpo do disjuntor.

Em transformadores elétricos, por outro lado, o megôhmetro analisa a resistência dielétrica entre buchas e os enrolamentos primário e secundário. São feitos testes no tanque e nos enrolamentos citados. Em cabos e barramentos, os testes devem considerar níveis em relação ao solo e também entre fases. Além disso, sempre é importante reforçar, a tensão nominal do equipamento deve ser compatível com o instrumento utilizado para tal.

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Formada por profissionais de altíssimo padrão, a Lorencini Brasil é referência nacional quando o assunto é teste de isolação em motores elétricos. Trata-se de um trabalho realizado em elevado nível de exigência e com o uso de equipamentos de primeira linha tecnológica, como vimos no post de hoje. Dessa maneira, é possível atender clientes com o máximo de precisão e garantir medições exatas.

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