Já falamos em nosso blog, sobre os impactos na saúde e meio-ambiente provocados por ascarel e também sobre as normas e procedimentos para lidar com óleo mineral isolante contaminados por PCB.
Ainda falando sobre PCB, hoje vamos dar um alerta sobre o risco de contaminação cruzada que pode ocorrer no momento do tratamento e/ou substituição do óleo mineral em trafos.
A substituição pura e simples do óleo contaminado, não soluciona o problema uma vez que a parte ativa do transformador fica impregnada pelos PCBS que acabam contaminando o novo óleo, além disso, se a regeneração do óleo não for feita por uma empresa especializada e licenciada, pode haver uma contaminação cruzada durante a manutenção.
O fato é que transformadores contaminados com níveis superiores a 50mg/Kg de PCB definem-se como resíduo perigoso caracterizando um crime ambiental.
É muito importante se atentar para a eficiência do serviço de descontaminação que deve ser comprovada pela análise do óleo isolante residual nos equipamentos utilizados que devem apresentar um teor de PCB inferior a 50 mg/Kg ou indetectáveis, inclusive para venda desse óleo dielétrico.
Veja esse material da empresa TECORI sobre como se deve proceder antes de enviar o óleo dielétrico para o processo de regeneração. (clique aqui)
A Lorencini Brasil possui consciência ambiental e faz questão de ser um canal de informações para parceiros e profissionais da área, acompanhe-nos: