Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Tratamento inadequado de óleo isolante de transformadores pode gerar contaminação cruzada por PCBs.

tratamento-de-óleo-isolante-pode-causar-contaminação-cruzada-por-pcb

Já falamos em nosso blog, sobre os impactos na saúde e meio-ambiente provocados por ascarel e também sobre as normas e procedimentos para lidar com óleo mineral isolante contaminados por PCB.

Ainda falando sobre PCB, hoje vamos dar um alerta sobre o risco de contaminação cruzada que pode ocorrer no momento do tratamento e/ou substituição do óleo mineral em trafos.

A substituição pura e simples do óleo contaminado, não soluciona o problema uma vez que a parte ativa do transformador fica impregnada pelos PCBS que acabam contaminando o novo óleo, além disso, se a regeneração do óleo não for feita por uma empresa especializada e licenciada, pode haver uma contaminação cruzada durante a manutenção.

O fato é que transformadores contaminados com níveis superiores a 50mg/Kg de PCB definem-se como resíduo perigoso caracterizando um crime ambiental.

É muito importante se atentar para a eficiência do serviço de descontaminação que deve ser comprovada pela análise do óleo isolante residual nos equipamentos utilizados que devem apresentar um teor de PCB inferior a 50 mg/Kg ou indetectáveis, inclusive para venda desse óleo dielétrico.

Veja esse material da empresa TECORI sobre como se deve proceder antes de enviar o óleo dielétrico para o processo de regeneração. (clique aqui)

A Lorencini Brasil possui consciência ambiental e faz questão de ser um canal de informações para parceiros e profissionais da área, acompanhe-nos:

Site|Facebook|Linkedin

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp