Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 WhatsApp: (11) 98971-5015
Inspeção de Sistema SPDA

Inspeção de Sistema SPDA

Introdução e Referências

O Laudo de inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA e Aterramento é o documento técnico das inspeções e medições realizadas no Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas e no sistema de
Aterramento Elétrico com a finalidade de verificar a conformidade com a Norma Técnica Brasileira ABNT NBR-5419/2005 e a NR10.

As inspeções e ensaios para emissão deste laudo são executados segundo os objetivos, métodos e periodicidade prescritos na norma da ABNT para a proteção das estruturas contra descargas atmosféricas (NBR 5419/2005).

As inspeções e medições das Instalações do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e Aterramento são realizadas com a utilização do desenho fornecido (Layout Geral – Planta de Aterramento).

Objetivo

Efetuar a inspeção visual e medições de resistências do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – (SPDA) e Aterramento, subsistemas de captação, de descida e aterramento quanto à conformidade à Norma NBR 5419/2005 da ABNT, avaliando situações em desacordo e propor sugestões de correções que se fizerem necessárias.

1 – Definições e normas

1.1 Inspeção

A inspeção é a obtenção de informações de um fato mediante avaliação e descrição dos elementos que o constituem.

1.2 Laudo Técnico

É o documento com informações obtidas na vistoria, que envolve a verificação das causas que originaram determinado evento, com a apresentação de conclusão técnica.

1.3 Normas de referências e documentos

  • NBR–5419/2005 – Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas
  • NR–10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
  • N–300 – Detalhes de Aterramento Empregando Conectores Mecânicos
  • NBR–5410/2005 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão
  • NBR–14039/2005 – Instalações Elétricas em Média e Alta tensão

1.4 SPCDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas)

O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas é dividido em:

Serviços a serem executados

  • Mão de obra técnica para medições e elaboração de laudo técnico das condições físicas do Sistema de Proteção contra Descargas atmosféricas – SPCDA, com apontamento das anormalidades bem como de todas as medidas a serem adotadas.
  • Medição dos valores de resistência ôhmica de aterramento de todas as descidas do sistema de proteção SPCDA e planilhamento dos resultados no laudo técnico.
  • Levantamento fotográfico dos problemas encontrados
  • Serão observados os seguintes tópicos no SPCDA

Situação física dos cabos de cobre nu que compõe as malhas gaiolas de Faraday com relação ao estiramento e as suas conexões;

Situação dos tubos de proteção mecânica de todas as descidas, com analise das fixações e integridade dos mesmos;

Verificação das condições das caixas de inspeção de aterramento; quanto às conexões internas, tampas e estado de conservação;

Verificação das situações dos mastros e captores do tipo Franklin- se houver; quanto à oxidação e sistema de fixação;

Apresentação de laudo indicando todos os pontos de descidas medidos com seus respectivos valores de resistência ôhmica de aterramento;

Recolhimento de ART.

Faça seu orçamento agora mesmo!
Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital