OBJETIVO:
Substituir a carga de óleo, total ou parcial, em transformadores, a fim de prolongar a vida útil dos e garantir a integridade física e operacional dos equipamentos.
Quando o óleo apresenta um estado muito avançado de deterioração e o seu tratamento não é mais eficaz, é necessário executar a atividade de substituição da carga de óleo isolante.
Além da estrutura para tratamento de óleo isolante, possuímos equipamentos habilitados para realizar sua substituição do óleo isolante em campo.
PROCEDIMENTO GERAL:
- Trabalhamos somente com o fornecimento de óleo mineral isolante novo do tipo parafínico ou naftênico.
- Drenagem e armazenagem em local adequado do óleo isolante “velho”;
- Lavagem interna com carga de óleo de sacrifício;
- Enchimento com filtro termo vácuo;
- Circulação do óleo isolante por equipamento filtro termo vácuo, composto por câmara de aquecimento, câmara de alto vácuo, filtro absoluto e controle de temperatura e pressão;
É aconselhável que após qualquer intervenção que se faça no óleo mineral isolante dos transformadores, como: substituição, tratamento termovácuo, regeneração ou complemento do nível de óleo, seja feita nova coleta de amostras de óleo para análise Físico-Química e Cromatográfica.
Em muitos casos é aconselhável que seja coletado amostra de óleo mineral isolante dos transformadores antes da realização dos serviços, para posterior comparação dos resultados.
Em casos onde se tem dúvida da existência de contaminantes por PCB’s no óleo mineral do transformador, ou se a máquina de secagem do óleo está isenta de contaminantes, sugerimos uma coleta de amostras de óleo antes e depois da intervenção.
Estes resultados servirão ao cliente para possíveis providências com relação ao prestador de serviços em caso de contaminação de óleo, bem como apresentação de laudo favorável o departamento de fiscalização por parte do governo estadual ou federal.