Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Saiba como acontece o processo de ensaio de ponto de fulgor

Faz toda a diferença conhecer em detalhes as etapas do processo, assim como sobre o que é esperado em um ensaio de ponto de fulgor

 

Quando o ponto de fulgor apresenta níveis de temperatura baixos, redobre a atenção. O óleo utilizado pode estar contaminado com produtos combustíveis voláteis ou mesmo solventes. Descargas elétricas e até mesmo exposição a altas temperaturas também podem influenciar. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Lorencini Brasil.

Ensaio de ponto de fulgor: o que você precisa saber

  • O que representa: a primeira informação que você precisa saber é que o ponto de fulgor representa a temperatura que o óleo precisa alcançar para que uma chama ocorra.
  • Consequências: após a formação da chama, que é passada sobre a superfície, os vapores formados são incendiados e eliminados, assim como a própria labareda formada no processo.
  • Motivo: o óleo naturalmente não consegue atingir a temperatura ideal para sustentar a combustão desejada. Sem o nível exigido até o ponto de fulgor, não há vapores suficientes para tal.

Empresa que realiza ensaio de ponto de fulgor

Você não precisa mais pesquisar na internet, ou mesmo pedir indicações, sobre empresa que realiza ensaio de ponto de fulgor. A Lorencini Brasil está ao seu lado hoje e sempre! Por aqui, você conta com uma equipe formada por profissionais com know-how na área e que trabalham com tecnologia de ponta, em todas as etapas do processo. Como resultado, a análise é entregue aos clientes no prazo combinado e sem qualquer margem para erro. Quer saber como tudo isso funciona na prática, além de descobrir os preços e condições disponíveis. Aproveite: mande aqui um e-mail e fale com um dos nossos especialistas.

Continue lendo sobre o ensaio de ponto de fulgor e suas características

  • Análises: o ensaio de ponto de fulgor é fundamental para determinar, por exemplo, a classificação de segurança em relação aos riscos de armazenagem, manuseio e também de transporte de produtos combustíveis.
  • Inflamável ou não: é importante saber que um produto que apresenta ponto de fulgor abaixo de 65,6ºC em um ensaio de vaso aberto, é um produto considerado inflamável. Já quando a temperatura é superior, não é considerado inflamável. A determinação é orientada pela NR 20.
  • Métodos utilizados: para medir o ponto de fulgor, são utilizados alguns métodos. Os mais indicados são o ASTM D 56 e ASTM D 93 (DIN 51 758), também chamados de método de vaso fechado. Já o ASTM D 92 (DIN 51 376) é também conhecido como método de vaso aberto. Veja detalhes:
    • Vaso aberto: ideal quando há óleos lubrificantes em geral e quando o ponto de fulgor é elevado, assim como para casos sem qualquer suspeita de contaminação por frações leves, como de solventes com combustíveis.
    • Vaso fechado: é mais preciso e utilizado quando o ponto de fulgor é baixo.

IMPORTANTE! Uma informação relevante para evitar confusão você confere agora mesmo: o ponto de fulgor não pode ser confundido com temperatura de autoignição, ou mesmo com ponto de combustão.

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp