Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

A importância da inspeção termográfica em sistemas elétricos

Segurança e eficácia são dois dos principais benefícios gerados por uma boa inspeção termográfica em sistemas elétricas

Os sistemas elétricos precisam de uma conjuntura de fatores para garantirem o bom funcionamento de máquinas e equipamentos, afinal são diversos os fatores que podem influenciar na performance do sistema, como o superaquecimento e a má distribuição de energia de forma segura e eficaz, dois dos principais benefícios da detecção gerada pela inspeção termográfica em sistemas elétricos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Lorencini Brasil.

Inspeção termográfica em sistemas elétricos: pontos de atenção

  • Ponto de partida: a inspeção termográfica em sistemas elétricas é executada a partir da irradiação de infravermelho, que por sua vez é provocada pelo efeito Joule que ocorre nos circuitos elétricos de um sistema.
  • E mais: o efeito Joule também pode ser detectado nos pontos de fricção de máquinas motrizes. Tal análise possibilita a identificação do nível de superaquecimento de uma parte específica do sistema elétrico.
  • Equipamento utilizado: a inspeção deve ser realizada com o equipamento certo, justamente por se tratar de uma análise de grande importância. Neste caso, é utilizado o termovisor digital, que tem a capacidade de medir entre -20 e 120º Equipamento também conta com uma câmera fotográfica digital para registrar imagens em pontos mais complexos dos sistemas elétricos.
  • Relatório: o que pouca gente sabe é que é possível gerar um relatório técnico do serviço, e em papel impresso e também com imagens térmicas e reais dos pontos de atenção. Além disso, se o técnico julgar necessário, é possível inserir comentários sobre os problemas encontrados e eventuais soluções.
  • Onde o serviço é aplicado: nas indústrias e comércios de todo o mundo, obviamente em suas instalações elétricas e também onde há grande emissão de calor, com destaque para petroquímicas e siderúrgicas.

Vantagens da inspeção termográfica em sistemas elétricos

  • Manutenção preventiva: ao observar periodicamente o nível de superaquecimento de sistemas elétricos, é possível observar danos iniciais que podem ser corrigidos sem maiores problemas e investimentos. Lembre-se: a manutenção preventiva dos sistemas elétricos é ação indispensável.
  • Economia e investimentos: outra vantagem é a economia gerada pela prevenção. Ao deixar de gastar com reposição de peças, ou mesmo de todo o sistema elétrico, a indústria e comércio pode investir em outras frentes. Garantindo assim, boa vantagem competitiva em relação aos concorrentes diretos e indiretos.

Fale com a Lorencini Brasil

Com experiência no mercado, a Lorencini Brasil é uma referência em todo o Brasil quando o assunto é análise laboratorial dos mais variados tipos e para atender as mais diversas necessidades. Em outras palavras, você sabe que pode confiar no trabalho de quem realmente entende do assunto. Outro grande diferencial por aqui é a constante atualização tecnológica que garante a utilização de equipamentos modernos, de última geração, para execução de todos os serviços, como no caso da inspeção termográfica em sistemas elétricos.

Quer saber como tudo isso funciona na prática? Aproveite: fale com um dos nossos especialistas!

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp