Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Como desenvolver um plano de manutenção de motores elétricos?

Um plano de manutenção de motores elétricos, quando bem desenvolvido e executado, é um fator chave para uma operação duradoura e confiável desses equipamentos tão importantes para organizações de vários setores.

A maior parte dos equipamentos elétricos em uso hoje exige uma inspeção detalhada e manutenções preventivas. Isso faz com que todos os aparatos estejam sempre em boas condições de uso e evita uma série de surpresas desagradáveis, que podem comprometer a plenitude de toda uma operação.

Para tanto, averiguações rotineiras devem ser programadas em períodos predeterminados durante toda a vida útil dos motores elétricos, evitando assim danos graves aos equipamentos. Nesse post, vamos saber um pouco mais sobre como fazer isso.

 

Manutenção de motores elétricos

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que qualquer plano de manutenção de motores elétricos tem como objetivo principal prevenir defeitos e outras ocorrências negativas, não fazer reparos. Em qualquer operação industrial, uma paralisação não programada na produção pode prejudicar uma cadeia eventos muitas vezes determinante para o sucesso de qualquer organização.

Um plano de manutenção de motores elétricos exige verificação detalhada. Cada um dos motores utilizados necessita ser identificado e registrado. Eles devem contar sua marca, data da última inspeção e descrição dos reparos feitos. Esse controle é importante para determinar a causa de uma possível falha repentina.

Todos os planos de manutenção de motores elétricos precisam se basear na documentação técnica dos equipamentos em questão. Verificações simples, como checagem do histórico de funcionamento, emissão de ruídos e vibração produzida são essenciais. Inspeções visuais, testes em rolamentos, troca de escovas e lubrificação também devem ser uma preocupação.

Todos os processos de manutenção devem ser sistemáticos. A periodicidade e a profundidade das inspeções devem ser definidas pela importância do motor para o funcionamento da produção, seu tempo de uso e o ambiente onde ele está instalado. O cronograma que será feito deve ser flexível e seguir esses indicadores.

Confira uma lista de itens para a sua inspeção rotineira:

  1. Limpe o motor de qualquer poeira ou óleo;
  2. Verifique se os anéis de óleo giram com o eixo;
  3. Verifique o nível de óleo nos mancais;
  4. Verifique visualmente se há óleo e graxa nos mancais;
  5. Examine o interruptor de partida, afunde e aperte as conexões soltas.

 

Confira uma lista de itens para a sua inspeção semestral:

  1. Limpe o motor, a sujeira dos enrolamentos, o comutador e as escovas;
  2. Inspecione visualmente o anel de fixação do comutador;
  3. Verifique e substitua as escovas que estão gastas;
  4. Examine os porta-escovas e limpe-os se estiverem sujos;
  5. Verifique a pressão e a posição das escovas;
  6. Remova, limpe e substitua o óleo nos mancais de deslizamento;
  7. Verifique a graxa em rolamentos de esferas e rolos;
  8. Verifique a velocidade de operação;
  9. Examine e aperte conexões soltas;
  10. Verifique excessos de vibração;
  11. Verifique os parafusos do pé do motor.

 

Confira uma lista de itens para a sua inspeção anual:

  1. Remova e renove a graxa em rolamentos de esferas e rolos;
  2. Teste o isolamento;
  3. Limpe a sujeira metálica dos motores;
  4. Verifique a folga entre o eixo e as caixas de mancal dos motores;
  5. Verifique o atrito do comutador com outras partes do motor;
  6. Examine as conexões das bobinas do comutador.

Uma análise de risco deve ser conduzida em todos os motores operacionais para determinar quais máquinas são críticas para a operação da planta. A partir disso, um processo de manutenção dos motores elétricos pode ser criado usando as etapas descritas acima.

Precisa de ajuda com a manutenção dos motores elétricos da sua empresa? Conte com a Lorencini! Estamos preocupados em oferecer o melhor atendimento aos nossos clientes por meio da incorporação de novas metodologias e técnicas modernas. Para saber mais sobre nosso trabalho, clique aqui e entre em contato conosco!

 

Imagem: LSOphoto | iStock / Getty Images Plus

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp