Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Como escolher o fluído isolante e óleo lubrificante ideal para transformadores

Quando você precisa utilizar fluido isolante em transformadores, existe um produto ideal que veremos neste artigo. Neste sentido, na hora de escolher uma empresa para comprá-lo, a melhor opção é sempre aquela que prioriza o cliente. Por isso conte com a  Lorencini, que disponibiliza para seus clientes de um serviço e atendimento de excelência.

óleo lubrificante

E com relação ao tema desse texto, cabe uma consideração importante. Em diversas situações, o óleo lubrificante é essencial para o funcionamento ideal de máquinas e equipamentos. Afinal de contas, essa substância diminui o atrito das peças e aumenta a sua vida útil e desempenho. 

Descubras quais as exigências e os diferentes usos dos fluidos isolantes.

No segmento de fluído isolante, existem vários tipos de produtos com composições diferentes. Cada um deles atende a determinadas exigências para suas demandas.

E com relação aos fluidos isolantes, você precisa tomar um cuidado mais profundo com alguns aspectos. Esta substância é utilizada em transformadores, para diminuir a temperatura das espirais das máquinas. Além disso, ela também é capaz de isolar o núcleo do condutor do sistema, garantindo então seu pleno funcionamento. 

Os dois principais e mais usados fluidos isolantes para transformadores são os parafínicos e naftênicos. A diferença na hora de escolher entre um ou outro se relaciona ao nível de tensão do equipamento. Confira: 

  • Óleo parafínico: Usado em todos os equipamentos de todos níveis de tensões. Possui uma baixa taxa de oxidação, mas os subprodutos criados nesse processo não são solúveis no óleo. Assim, com ele torna-se mais comum o acúmulo e obstrução de componentes importantes do equipamento;
  • Óleo naftênico: É preferencialmente usado em transformadores de tensão de até 145 KV. Também é de mais fácil oxidação, mas seus subprodutos são mais solúveis na composição. Isso impede o acúmulo no fundo do tanque, preservando seu bom funcionamento. 

Estes fluídos isolantes são necessários para o funcionamento correto das máquinas. Mas ambos devem ser trocados de tempos em tempos para garantir a correta operação delas. 

Por isso, para assegurar que seus transformadores funcionem por um período de tempo maior, sempre busque pelo melhor fluído isolante.

A importância do óleo lubrificante  

Em demandas como o funcionamento correto da parte mecânica de equipamentos, por exemplo, um tipo especifico de produto deve ser usado. Neste caso, a parte da lubrificação ideal é feita com óleo lubrificante.

E para se escolher corretamente o óleo lubrificante para sua demanda, deve-se levar em conta fatores decisivos como por exemplo: 

  • A sua densidade;
  • O fator de demulsibilidade; 
  • Seu índice de viscosidade;
  • Resistência à oxidação; 
  • Seu ponto de fluidez.

Levando em conta esses aspectos, você pode escolher corretamente seu óleo lubrificante conforme a demanda. Assim, evitará o desgaste desnecessário em suas maquinas e equipamentos.

Fluido isolante e óleo lubrificante é na Lorencini

Como você pode perceber, o funcionamento correto de transformadores depende de um fluído isolante com bom desempenho. Dessa maneira uma empresa de confiança para adquiri-lo é fundamental. Assim é possível garantir que seus equipamentos tenham o melhor desempenho e durabilidade possível. Por isso confira hoje mesmo nosso catálogo de óleos lubrificantes e fluídos isolantes para todas as suas demandas. 

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp