Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Como manter uma boa periodicidade de análise de óleo de transformador?

Para evitar prejuízos e garantir produtividade e bons resultados, a análise de óleo de transformador deve ser realizada de tempos em tempos

Toda e qualquer manutenção preditiva é uma boa ideia, principalmente quando pensamos em aspectos cruciais, como sobre a periodicidade de análise de óleo de transformador. A análise de óleo é uma medida essencial para garantir a boa qualidade do óleo isolante utilizado e, consequentemente, o bom e seguro funcionamento de um transformador de energia. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Lorencini Brasil!

O que você precisa saber sobre a periodicidade de análise de óleo de transformador

  • ABNT: segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 10576:2017) não é possível estabelecer uma regra em comum para todos os cenários sobre a periodicidade de análise de óleo em equipamentos em geral.
  • Como proceder: o ideal, portanto, é analisar o tipo, função, a classe de tensão e também as condições do equipamento (no caso, o transformador) e do próprio óleo. Com todas as informações em mãos, estabeleça uma periodicidade também considerando a cadeia produtiva da empresa.

Empresa de análise de óleo de transformador

A Lorencini Brasil atua há muitos anos com análises laboratoriais dos mais variados tipos, como de óleo de transformador. Por aqui, você sabe que pode confiar no know-how de quem realmente entende do assunto. O time é formado por profissionais experientes e 100% atualizados, que utilizam tecnologias de pontas em todos os serviços. Saiba mais: fale com um dos nossos especialistas!

Outros pontos de atenção sobre o serviço

  • Energização: o ideal é estabelecer um cronograma de amostragem, como ante sde primeira energização e entre 24 a 72 horas após a primeira energização.
  • 30 dias: após um mês, repita o processo com o mesmo padrão de atenção e cuidado.
  • Semestralmente: a cada seis meses, faça uma análise de óleo de transformador.
  • Transformadores de energia com sobrecarga: por ser um cenário diferente, o recomendado é uma análise de óleo com periodicidade menor a seis meses.
  • Gases dissolvidos: sempre que houver concentração acima da média de gases dissolvidos no óleo, a periodicidade da análise também deve ser menor.

Principal vantagem da boa periodicidade de análise de óleo de transformador

Quando a periodicidade da análise é mantida, ou seja, quando a manutenção preditiva é feita adequadamente, o risco do surgimento de anomalias no óleo do transformador é consideravelmente menor. Logo, paradas não programadas e, até mesmo, prejuízos podem ser minimizados, não interferindo na produtividade e resultados do seu negócio.

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp