Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Conheça o procedimento do ensaio de resistência de isolamento

A realização de ensaios é fundamental para garantir a segurança e a funcionalidade dos equipamentos elétricos e transformadores, uma vez que permite a identificação de qualquer alteração que possa comprometer seu uso, oferecer risco ou causar acidentes. O ensaio de resistência de isolamento é um dos mais importantes entre esses testes, pois evita que acidentes causados pela eletricidade possam colocar a integridade física de pessoas em risco.

A importância e os objetivos do ensaio de resistência de isolamento

O isolamento é um dos principais requisitos de segurança para todos os tipos de materiais e equipamentos elétricos, pois evita que as correntes elétricas gerem acidentes e problemas. Por isso, é essencial que o isolamento esteja sempre em perfeitas condições de funcionamento, de forma que seja garantida a segurança para o uso de um determinado equipamento elétrico.

É necessário, portanto, que seja realizado o teste de resistência de isolamento do equipamento ou transformador, identificando a necessidade de manutenções para que seu uso não passe a representar um risco para qualquer pessoa, para empresas ou mesmo para os demais equipamentos.

Isto faz com que o teste de resistência de isolamento em equipamentos elétricos e transformadores seja um dos mais importantes tipos de ensaios elétricos, avaliando a capacidade de isolamento de um transformador e observando a forma como as estruturas se comportam quando recebem determinadas cargas de eletricidade.

Como é feito o ensaio de resistência de isolamento?

Embora o isolamento seja um ponto fundamental da segurança em transformadores e equipamentos elétricos, é comum que as peças de isolamento passem a apresentar um resultado menos eficiente com o passar do tempo — seja por acúmulo de sujeira e umidade ou pelo desgaste natural.

Para que este desgaste seja medido e não interfira no funcionamento e na segurança de um transformador, é necessária a realização de um ensaio de resistência de isolamento, que permite visualizar a atuação das peças de isolamento e seu comportamento quando estiver em funcionamento.

O ensaio consiste, de maneira básica, na aplicação de uma carga elétrica em forma de corrente contínua, com valores que variam de 500v a 10.000v. Isso é feito em pequenos intervalos que podem variar de 30 segundos a um minuto, com a observação dos valores apresentados pelo isolamento e a forma com que ele suporta esta tensão contínua.

Embora este pareça um procedimento simples, o ensaio de resistência de isolamento requer uma série de cuidados especiais que irão garantir a segurança durante a realização do ensaio, além de trazer dados mais precisos sobre a atuação do sistema de isolamento. O primeiro passo para a realização do ensaio de resistência de isolamento é desenergizar o transformador para que a única carga durante o ensaio seja a aplicada sobre o isolamento.

Além disso, todos os cabos externos do transformador devem ser desconectados, sem exceção, e o tanque do transformador deve estar aterrado para a realização do ensaio de resistência de isolamento, de forma que a execução do teste tenha sua qualidade garantida.

Com uma equipe composta por profissionais experientes na área de engenharia química e elétrica, a Lorencini Brasil é referência em ensaios de óleos minerais e fluidos isolantes. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp