Hoje vamos falar da importância dos medidores de grandezas elétricas. Quem trabalha com sistemas elétricos sabe que a energia é uma grandeza volátil. De uma hora para outra pode haver uma mudança que danifica as instalações ou mesmo coloca em risco a segurança dos trabalhadores.
Por isso, é fundamental contar com medidores de grandezas elétricas para monitorar o funcionamento dos sistemas. Dessa forma, é possível garantir a proteção de todos e a continuidade da operação. Aqui você vai conhecer os principais instrumentos medidores de grandezas elétricas. Entenda para que eles servem e como funcionam. Acompanhe a leitura!
O que são instrumentos medidores de grandezas elétricas?
Os instrumentos medidores, como o próprio nome sugere, servem para medir com precisão a corrente, a tensão, a potência e a energia, entre outros. Na Lorencini Brasil, por exemplo, são verificados todos parâmetros que compõem o sistema elétrico de potência em um determinado equipamento.
Portanto, é necessário saber as necessidades do sistema elétrico e das grandezas a serem medidas. Assim, é possível escolher o aparelho de medição mais adequado as suas necessidades.
Quais são os medidores de grandezas elétricas
Existe uma ampla gama de instrumentos medidores, cada um com um propósito e aplicação específicos. Na lista abaixo, você confere os principais medidores de grandezas elétricas.
Multímetro
O multímetro é um instrumento versátil, usado para medir diversas grandezas elétricas e não-elétricas. Com ele, é possível verificar corrente contínua, corrente alternada, resistência e tensão elétrica.
Alguns modelos de multímetro também oferecem medição de grandezas como frequência, temperatura, capacitância e indutância.
Alicate amperímetro
Esse instrumento permite a medição de grandezas de forma segura em situações nas quais é difícil interromper o circuito. E também quando a corrente tem valores elevados.
Apesar de sua principal função ser medir o ampere, o alicate amperímetro também é capaz de medir resistência elétrica e tensão elétrica.
Terrômetro
O terrômetro é um instrumento medidor de resistência do solo onde será feito o aterramento da rede. Além disso, ele também pode verificar as correntes parasitas no solo. Com isso, o aparelho informa, com precisão, a capacidade do solo de realizar a dissipação da corrente enviada do aterramento.
Por isso, é muito utilizado para medir a resistência do solo nas indústrias, edifícios, residências, para-raios, antenas e subestações.
Wattímetro
O wattímetro é um utilizado, principalmente, para aferir a potência elétrica fornecida ou dissipada pelo circuito. Para tanto, o aparelho mede a tensão e a corrente, e as multiplica para, assim, obter o valor da potência em Watts!
Existem alguns tipos de wattímetro. O modelo digital, por exemplo, fornece estatísticas de potência de pico, de baixa e de kWh (quilowatts-hora) consumidos. O objetivo é encontrar picos de tensão ou interrupções.
Osciloscópio
O osciloscópio é um aparelho ligado a uma tela que serve para medir as oscilações dos sinais elétricos de um sistema. O resultado é apresentado como um gráfico sinuoso no display.
Esse instrumento medidor permite a análise de determinados parâmetros dos sinais medidos. Isso inclui frequência, amplitude, tensão média, tensão eficaz, tensão pico a pico, entre outros.
Lembre-se que a segurança é primordial ao lidar com eletricidade. Para evitar possíveis acidentes, conte com profissionais especializados.
Na Lorencini Brasil a medição das grandezas elétricas é feita com todo cuidado, por técnicos habilitados. Após o procedimento, é desenvolvido um relatório técnico com os dados obtidos para a análise e correção dos problemas.
Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços.