Quando falamos em tipos de óleo lubrificante, estamos falando, acima de tudo, de manutenção e prevenção. Esse produto tem como objetivo proteger componentes diversos e aumentar a vida útil de máquinas e equipamentos do setor industrial.
Assim sendo, a utilização correta do óleo lubrificante vai trazer inúmeras vantagens para esse segmento. Ele evita, por exemplo, danos oriundos de altas temperaturas, corrosão, vibrações excessivas, atritos, entre outros.
Mas é preciso conhecer os principais tipos de óleo lubrificante aplicados na indústria. A aplicação do elemento correto é essencial para a manutenção eficaz de uma máquina.
Além do mais, a análise de óleo lubrificante também é primordial, para verificar as condições reais do óleo que está sendo usado.
Então, veja a seguir os tipos de óleo lubrificante e saiba que a Lorencini está à sua disposição caso precise de uma análise completa.
Aplicações do óleo lubrificante
O óleo lubrificante é aplicado em máquinas e equipamentos por meio de ferramentas próprias para isso. Por exemplo, bombas de graxa, engraxadeira manual e lubrificadores automáticos são algumas ferramentas com essa função.
Nesse sentido, o setor de manutenção é o que mais faz o uso dos variados tipos de óleo lubrificante. Mas toda a empresa e seus colaboradores se beneficiam com isso. Dessa forma, vamos conhecer os principais tipos de óleo lubrificante e suas aplicações.
Lubrificantes líquidos
Compostos por óleo básico e aditivo. Produzem baixa elevação de temperatura e baixa viscosidade. Assim, há baixa perda por atrito. São aplicados em componentes que demandam alta velocidade e alta carga.
Graxas (ou lubrificantes pastosos)
Além do óleo básico e aditivos, há a presença de espessantes nesse tipo de lubrificante. Desse modo, esses espessantes, como são mais sólidos, aumentam a viscosidade do produto. As graxas são muito versáteis e, por isso, são utilizadas em grande parte da indústria.
Lubrificantes sólidos
Indicado para peças onde há muito atrito. Assim, ele tem a capacidade de se deformar sobre as superfícies dos componentes. Nesse sentido, são usados quando as condições são extremas.
Lubrificantes gasosos
Aqui temos, geralmente, o uso de gases como nitrogênio e hélio. Mas possuem baixa capacidade de carga, sendo utilizados em situações bem específicas.
Outras classificações do óleo lubrificante
Na lubrificação industrial, há ainda outros tipos de óleo lubrificante. Eles são classificados de acordo com sua matéria-prima:
- Lubrificante mineral: desenvolvidos a partir do refino de petróleo puro. São mais baratos, mas possuem limitações. Por isso, precisam ser trocados com mais frequência, já que geram impurezas;
- Lubrificante sintético: fabricados a partir de uma modificação química do petróleo. Esse é um processo mais complexo e que encarece esse óleo. Mas ele é mais durável, estável e eficiente;
- Lubrificante semissintético: consiste em uma mistura de lubrificantes sintéticos com lubrificantes minerais. Assim, possuem características de ambos e também são muito requisitados na indústria.
Então, essas são algumas informações sobre os tipos de óleo lubrificante. Mas, não basta escolher o produto ideal, é preciso contar com a análise de óleo lubrificante.
Dessa forma, você saberá se o óleo utilizado está nas condições ideais para exercer suas funções. Por isso, não deixe de entrar em contato com a Lorencini caso precise da análise de óleo.