Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Ensaios especiais em óleo isolante de acordo com as normas da ABNT

Ensaios especiais em óleo isolante, são serviços complementares fundamentais que contribuem para um diagnóstico preciso e pontual quanto ao funcionamento dos transformadores de potência.

Uma estrutura especializada, com equipamentos específicos e equipe capacitada é essencial para a realização desses ensaios especiais, que são chamados dessa forma por terem particularidades que precisam seguir as normas da ABNT.

Ensaios específicos para óleo isolante de transformadores que obedecem as normas da ABNT

Acompanhe quais são os ensaios especiais que a Lorencini Brasil executa e o que eles determinam:

ABNT NBR 10505 – ENXOFRE CORROSIVO EM ÓLEO MINERAL ISOLANTE

Trata-se de uma análise em óleo mineral isolante novo, que está isento de passivadores. O intuito é identificar de forma qualitativa a presença de compostos corrosivos de enxofre. Essa avaliação é importante, pois, impurezas indesejáveis, mesmo que não sejam mensuradas em quantidade, podem causar deterioração futuramente.

Projeto de Norma 10.1-029 (baseado na IEC 60666) – DETERMINAÇÃO DO TEOR DE DBDS

Através do método de Cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) é possível determinar o teor de passivadores de corrosão como Benzotriazol (BTA) e Tolutriazol (TTA) que tem a função de prevenir ou impedir a deposição de Cu2S e causado pela ação do enxofre corrosivo.

Projeto de Norma 10.1-029 – DETERMINAÇÃO DO TEOR DE DBDS

Esse ensaio tem a função de determinar o teor de Dibenzil Dissulfeto, uma das espécies de enxofre que corrói o cobre, é considerado o principal agente do enxofre corrosivo. A cromatografia gasosa com detector de captura de elétrons é utilizada para realizar essa determinação.

ABNT NBR 12134 – DETERMINAÇÃO DO TEOR DE DBPC

Através da Espectrofotometria de Infravermelho por Transformada de Fourier (FT/IR). É possível determinar o teor de DBPC 2,6 di-terciário-butil paracresol adicionado ao óleo mineral isolante novo ou regenerado com intensão de proteger contra oxidação.

DETERMINAÇÃO DE TEOR DE COMPOSTOS CLORADOS

Esse ensaio se baseia em uma dosagem de íons de cloreto que tem origem nas moléculas de bifenila policlorada, (PCB) após reação específica através do método potenciométrico, e é realizado em líquidos isolantes não halogenados.

modelo-conteudos-relacionados-analise-de-oleo-mineral

ABNT NBR 15349 – DETERMINAÇÃO DO TEOR DE COMPOSTOS FURÂNICOS

O teor de compostos furânicos é determinado por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE).
Através da análise de derivados de furanos dissolvidos no óleo mineral isolante é possível saber o estado de envelhecimento do papel isolante o que possibilita planejar a substituição do transformador com base em informações técnicas de envelhecimento.

ABNT NBR 13882 – DETERMINAÇÃO DO TEOR DE PCB (BIFENILAS POLICLORADAS)

Determina o teor de PCB por Cromatografia Gasosa com Detector de Captura de Elétrons (DCE). O Equipamento que a Lorencini Brasil utiliza, possui um analisador automático com uma coluna “Fast PCB” que diminui o tempo de análise garantindo rapidez e eficiência, com precisão e credibilidade.

ABNT NBR 8148 – DETERMINAÇÃO DO GRAU DE POLIMERIZAÇÃO DO PAPEL ISOLANTE

O estado de envelhecimento do papel isolante é determinado com a medição do grau de polimerização pela viscosidade da solução de papel no solvente adequado (etilenodiamina cúprica).

ABNT NBR 11341 – DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FULGOR

O ponto de fulgor do óleo isolante pode diminuir ao ser exposto por descargas elétricas, ou exposição prolongada a temperaturas muito altas. Descargas com centelhamento intensivo, ou contaminação por um solvente podem ser resultado da presença de produtos combustíveis voláteis no óleo que sinaliza um baixo ponto de fulgor.

ABNT NBR 10441 – DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE CINEMÁTICA E DINÂMICA

A dissipação do calor é dependente da viscosidade do óleo. Apesar do envelhecimento e oxidação normal não afetarem significativamente, a temperatura interfere diretamente nessa viscosidade.

ABNT NBR 14275 – DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO DE PARTÍCULAS

Fabricação do transformador, armazenamento e manuseio do óleo, desgaste e envelhecimento do óleo e sobreaquecimentos são algumas das possíveis fontes de partículas no óleo isolante. O efeito dessas partículas na rigidez dielétrica do óleo depende da origem e do teor de água.

ABNT NBR 14274 – DETERMINAÇÃO DA COMPATIBILIDADE DE MATERIAIS EMPREGADOS COM ÓLEO MINERAL ISOLANTE

A variação das propriedades elétricas do óleo mineral isolante é importante na determinação da contaminação do óleo pelo material ensaiado. As mudanças físicas no material ensaiado, tais como a dureza, inchamento ou descoloração, indicam o efeito do óleo no material ensaiado e são usadas para determinar a utilização do material em presença do óleo mineral isolante.

solicitar-orçamento-analise-de-oleo-mineral-isolante

ASTM D 2140 -03 – DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CARBÔNICA

A composição carbônica é expressa em porcentagem de compostos naftênicos, parafínicos e aromáticos presentes no óleo mineral, e é determinada através da viscosidade, da densidade específica e do índice de refração do óleo

ABNT NBR 10504 – DETERMINAÇÃO DA ESTABILIDADE À OXIDAÇÃO

A estabilidade à oxidação é medida através da tendência à formação de borra, produtos ácidos e produtos polares formados durante este período de envelhecimento. O método é aplicado a óleos novos ou regenerados não inibidos.


Esses e outros ensaios em óleo isolante de transformadores de potência você pode acessar em nosso site ou em nossas redes sociais:

Site | Facebook | Linkedin | Twitter | Google+

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp