Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Entenda a função do óleo mineral isolante para transformador e a importância em sua análise

Para o bom funcionamento de um transformador, é fundamental trabalhar com óleo mineral isolante de qualidade e também acompanhar de perto a manutenção de sua qualidade

O óleo mineral isolante para transformador é uma solução de altíssimo padrão e que é obtida através de derivados de petróleo, o que garante excelentes propriedades físicas e elétricas para utilização em transformadores. Tem como funções principais a refrigeração do transformador, também atuando como meio para troca de calor (parte ativa x meio ambiente). Outro ponto positivo é a capacidade de isolamento. Ainda dentro deste cenário a análise de óleo mineral isolante também é fundamental para garantir qualidade e segurança de aplicação da solução no dia a dia e por grandes períodos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura de hoje, aqui no post da Lorencini Brasil.

Características e condições ideais do óleo mineral isolante para transformador

  • Para garantir capacidade de isolamento, deve estar livre de contaminantes e de umidade.
  • O resfriamento é garantido quando há baixa viscosidade e ponto de fluidez também baixo, já que tais condições facilitam a circulação do óleo.
  • Uma boa amostra de óleo mineral isolante para transformador deve revelar:

o   Baixa viscosidade.

o   Alto poder dielétrico.

o   Alto poder de fulgor.

o   Solução livre de álcalis, ácidos e enxofre corrosivo.

o   Alta resistência à formação de borras e à oxidação.

o   Ponto de fluidez baixo.

o   Baixa perda dielétrica.

o   Ausência de substâncias nocivas ao meio ambiente e à saúde humana.

Confira abaixo as propriedades físicas do óleo mineral isolante

  • Viscosidade: para facilitar a circulação do óleo, a viscosidade deve ser baixa, também para que ocorra a dissipação do calor de forma adequada.
  • Ponto de fulgor: deve ser adequado para evitar incêndios em equipamentos, como em transformadores.
  • Ponto de Anilina: deve ser alto, já que revela o poder de solvência do óleo em relação aos materiais com quais terá contato.
  • Tensão interfacial: desejável que o valor da tensão interfacial seja alto, já que indica a existência de determinadas substâncias polares que estão dissolvidas no óleo que interferem nas propriedades dielétricas e também influenciam no envelhecimento.
  • Cor: quanto mais escuro for o óleo, mais velho será. A análise do óleo mineral isolante consegue determinar seu envelhecimento.
  • Ponto de fluidez: deve ser equilibrado à temperatura ideal de utilização do óleo.
  • Densidade: entre 0,850 e 0,900. A densidade impacta na capacidade de transmissão.

Qual é a real importância da análise do óleo mineral isolante para transformador?

Através da análise do óleo mineral isolante para transformador é possível identificar com precisão pontos muito relevantes sobre a qualidade do óleo, envelhecimento, propriedades físicas e assim por diante. Desta maneira, a análise garante diretamente o bom funcionamento de transformadores e diminui as chances de problemas no equipamento.

E outra boa notícia é que você sabe que pode confiar na qualidade do serviço prestado pela Lorencini Brasil, uma empresa de renome e que trabalha há muitos anos com análises de óleos isolantes. Então, não perca mais tempo na internet pesquisando sobre o tema. Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.

 

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp