Para o bom funcionamento de um transformador, é fundamental trabalhar com óleo mineral isolante de qualidade e também acompanhar de perto a manutenção de sua qualidade
O óleo mineral isolante para transformador é uma solução de altíssimo padrão e que é obtida através de derivados de petróleo, o que garante excelentes propriedades físicas e elétricas para utilização em transformadores. Tem como funções principais a refrigeração do transformador, também atuando como meio para troca de calor (parte ativa x meio ambiente). Outro ponto positivo é a capacidade de isolamento. Ainda dentro deste cenário a análise de óleo mineral isolante também é fundamental para garantir qualidade e segurança de aplicação da solução no dia a dia e por grandes períodos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura de hoje, aqui no post da Lorencini Brasil.
Características e condições ideais do óleo mineral isolante para transformador
- Para garantir capacidade de isolamento, deve estar livre de contaminantes e de umidade.
- O resfriamento é garantido quando há baixa viscosidade e ponto de fluidez também baixo, já que tais condições facilitam a circulação do óleo.
- Uma boa amostra de óleo mineral isolante para transformador deve revelar:
o Baixa viscosidade.
o Alto poder dielétrico.
o Alto poder de fulgor.
o Solução livre de álcalis, ácidos e enxofre corrosivo.
o Alta resistência à formação de borras e à oxidação.
o Ponto de fluidez baixo.
o Baixa perda dielétrica.
o Ausência de substâncias nocivas ao meio ambiente e à saúde humana.
Confira abaixo as propriedades físicas do óleo mineral isolante
- Viscosidade: para facilitar a circulação do óleo, a viscosidade deve ser baixa, também para que ocorra a dissipação do calor de forma adequada.
- Ponto de fulgor: deve ser adequado para evitar incêndios em equipamentos, como em transformadores.
- Ponto de Anilina: deve ser alto, já que revela o poder de solvência do óleo em relação aos materiais com quais terá contato.
- Tensão interfacial: desejável que o valor da tensão interfacial seja alto, já que indica a existência de determinadas substâncias polares que estão dissolvidas no óleo que interferem nas propriedades dielétricas e também influenciam no envelhecimento.
- Cor: quanto mais escuro for o óleo, mais velho será. A análise do óleo mineral isolante consegue determinar seu envelhecimento.
- Ponto de fluidez: deve ser equilibrado à temperatura ideal de utilização do óleo.
- Densidade: entre 0,850 e 0,900. A densidade impacta na capacidade de transmissão.
Qual é a real importância da análise do óleo mineral isolante para transformador?
Através da análise do óleo mineral isolante para transformador é possível identificar com precisão pontos muito relevantes sobre a qualidade do óleo, envelhecimento, propriedades físicas e assim por diante. Desta maneira, a análise garante diretamente o bom funcionamento de transformadores e diminui as chances de problemas no equipamento.
E outra boa notícia é que você sabe que pode confiar na qualidade do serviço prestado pela Lorencini Brasil, uma empresa de renome e que trabalha há muitos anos com análises de óleos isolantes. Então, não perca mais tempo na internet pesquisando sobre o tema. Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.