Você sabe o que é manutenção preditiva e sua relação com a análise de óleo? Hoje vamos te explicar alguns aspectos desses assuntos.
Afinal de contas, nos dias de hoje é inadmissível a indústria negligenciar questões tão importantes como manutenção. Isso porque, além de evitar prejuízos financeiros, o processo tem o objetivo de promover a segurança dos colaboradores e de todas as operações da indústria.
Nesse sentido, veja a seguir o que é manutenção preditiva, sua relação com a análise de óleo e os benefícios em adotar essas medidas.
O que é manutenção preditiva?
Em suma, podemos dizer que a manutenção preditiva tem como objetivo antecipar possíveis falhas em determinados maquinários do setor industrial.
Assim, ela é feita em intervalos determinados e com certa frequência. A indústria no geral aplica a manutenção preditiva em máquinas e equipamentos. Ressaltando que esse tipo de manutenção difere um pouco da preventiva e, principalmente, da corretiva (que é quando o problema já é visível).
Desse modo, a análise de óleo é um processo fundamental para a manutenção preditiva de maquinários. Afinal de contas, amostras de óleo lubrificantes podem revelar dados importantes sobre as condições reais de um equipamento. Isso inclui, principalmente, identificar desgastes de peças.
Ou seja, a análise de óleo consiste em uma etapa primordial quando o assunto é manutenção preditiva.
Benefícios da análise de óleo
Agora vamos ver as vantagens da análise de óleo. Lembrando que, para uma análise completa e confiável, você deve contar com uma empresa especializada e com boa reputação nessa área.
Por isso, a Lorencini é sua melhor opção para análise de óleo, demais serviços laboratoriais e serviços de campo. Bom, então veja abaixo os principais benefícios da análise de óleo:
- Identificar possíveis contaminações no óleo lubrificante, sejam elas ocasionadas por elementos sólidos ou líquidos. Nesse caso, essa situação prejudicará o funcionamento do maquinário e o óleo terá um fraco desempenho;
- Verificar o desempenho da lubrificação. Uma lubrificação inadequada pode danificar o equipamento e colocar toda a operação em risco;
- Determinar se o óleo lubrificante que está sendo utilizado é o mais adequado de acordo com cada máquina;
- Identificar o desempenho geral do maquinário, garantindo também a temperatura ideal do equipamento (levando em conta as normas técnicas vigentes).
Diante de todos esses benefícios, uma análise de óleo eficiente vai antecipar possíveis falhas e reduzir custos de manutenção. Isso acaba garantindo um aumento da produtividade, pois haverá menos paradas desnecessárias das operações. E essas paradas serão programadas, o que é uma vantagem para qualquer indústria.
Consideração final
Como vimos, a análise de óleo é um processo que faz parte da prevenção preditiva. Mas vamos mais além, ela é fundamental para todo tipo de indústria. Garantindo, assim, uma vida mais longa aos maquinários, economia e, claro, a segurança de todos os colaboradores.
Dessa forma, na Lorencini você tem acesso a um serviço diferenciado de análise de óleo. Contamos com equipamentos de ponta e com uma equipe especializada que está pronta para auxiliá-lo.
Dessa forma, não deixe a análise de óleo para depois! Entre em contato conosco hoje mesmo e veja como podemos lhe ajudar.