A análise de vibração é um dos métodos de diagnóstico mais importantes para identificar uma possível falha nos componentes móveis de um equipamento.
Esse processo de identificação é realizado com ajuda de um equipamento eletrônico capaz de coletar informações que auxiliam a diagnosticar prováveis falhas de rolamento, desbalanceamento, folgas, desalinhamentos e ressonância de engrenagens. O dispositivo é instalado nas máquinas, sendo considerado de extrema importância para as empresas, uma vez que permite a avaliação do equipamento sem interromper seu funcionamento. O método permite ouvir o interior da máquina, reduzindo custos e evitando gastos desnecessários.
Vantagens da Análise de Vibração
Existem diversas vantagens nesse processo para o operador e o técnico de manutenção, que são:
- Identificação de defeitos na máquina;
- Informações sobre as causas dos defeitos;
- Localização dos componentes afetados;
- Otimização da logística de peças de substituição;
- Planejamento das medidas de manutenção.
Qual a relação entre a Análise de Vibração e Análise de Óleo?
A análise de óleo se difere da análise de vibração por ser um identificador mais adiantado de um problema. Entretanto, elas são aliadas naturais na hora de garantir a confiabilidade e a vida útil das máquinas, uma vez que ambas são complementares e permitem a identificação da raiz dos problemas, além de garantirem o reconhecimento e entendimento das condições incomuns que surgirem ao longo do funcionamento das máquinas.
Vale destacar que o sucesso e a continuidade de um processo dependem diretamente do monitoramento das condições e da realização de diagnósticos precisos.
Imagem: © Depositphotos.com / Joykid