Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Entenda o que é HIPOT e seu papel em um ensaio de rigidez dielétrica

técnicos com hipot nas mãos fazendo a medição

O HIPOT é utilizado obrigatoriamente nas industrias para certificar que não haja nenhuma falha nos produtos.

O HIPOT vem do inglês High Potential (em português alto potencial) e pode ser definido como um dispositivo utilizado para avaliar a isolação térmica em ferramentas, materiais elétricos e equipamentos, por meio da aplicação de alta voltagem/tensão.

Ele permite a realização do ensaio de rigidez dielétrica que pode ser feito na forma não destrutiva e destrutiva:

  • Não destrutiva: utilizada em ensaios de rotina em equipamentos e ferramentas. Baseia-se em aplicar uma tensão – definida pela norma – no isolante e analisar se houve rompimento;
  • Destrutiva: usada em amostras de materiais isolantes, consiste em usar o HIPOT para colocar tensão de forma crescente. Sendo assim, ao haver o rompimento define-se a tensão presente naquele momento.

Desta forma, o teste limita-se em colocar uma elevada tensão elétrica no equipamento durante um minuto. Caso ocorra o rompimento da isolação dielétrica do equipamento ou outra falha, o HIPOT deve imediatamente identificar essa corrente de fuga e desligar, sendo que, neste caso, o produto estaria reprovado. Pode ainda ocorrer de o aparelho não desligar, vindo a manter a elevada tensão aplicada, danificando o produto.

O ensaio de tensão realizado pelo aparelho geralmente é utilizado por fabricantes de cabos e fios e empresas de telecomunicações para garantir a segurança e qualidade dos produtos fabricados. Porém, outras áreas da indústria também utilizam o HIPOT de forma obrigatória para se certificar de que não há nenhuma falha em seus produtos.

Além disso, o dispositivo deve ser manuseado por um operador qualificado e altamente capacitado, para que a avaliação seja realizada com muito cuidado e atenção para sua proteção.

Existem diversos tipos de aparelhos de HIPOT no mercado e todos têm como principal objetivo garantir o desempenho adequado das instalações e o funcionamento correto de todos os produtos que necessitem de uma análise.

Como é realizado o ensaio?

Para resumir, o ensaio é realizado da seguinte forma:

  • Ajuste de tensão do ensaio no equipamento HIPOT;
  • Acionamento dos terminais de aplicação de tensão do aparelho no equipamento/isolante perante um teste;
  • Ativação do HIPOT para aplicação da tensão e monitoramento da corrente;
  • Espera do tempo do ensaio e análise do resultado final do equipamento.

Imagem: © Depositphotos.com / lisafx

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp