Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Entenda o que é manutenção preditiva e o papel da análise de óleo na redução de custos

maquinário com descrição em inglês

Manutenção preditiva tem como objetivo minimizar possíveis falhas em equipamentos e máquinas.

 

A manutenção preditiva consiste em um conjunto de ações de acompanhamento periódico de equipamento ou máquinas, com o objetivo de minimizar possíveis falhas que esses dispositivos podem apresentar. Esta manutenção é feita por meio da coleta de dados por meio de monitoração e inspeções.

Entre as principais ações da manutenção preditiva, podemos destacar a realização de inspeções sistemáticas, ajustes, medidas de conservação e eliminação de defeitos, de modo a reduzir o desgaste das máquinas e evitar as falhas que surgem com o tempo. As técnicas mais comuns usadas para detectar esses problemas são: análise de vibração, ultrassom, inspeção visual e outras técnicas de análise não destrutivas.

Com base nesses conhecimentos e análise, é possível identificar eventuais defeitos ou falhas com antecedência e, após diagnosticados os problemas, eles serão analisados para prever antecipadamente as possíveis avarias ou quebras. Para evitar prejuízos, é agendada uma reparação dos problemas identificados antes que eles se tornem grandes e resultem em falhas.

Dentro desse processo de manutenção preditiva, a análise de óleo tem um papel fundamental. Isso porque esse procedimento consegue apontar anomalias como desgaste de fluidos, presença de micropartículas e demais substâncias contaminantes. Vale destacar que o óleo é uma das mais importantes variáveis da manutenção preditiva, pois sem ele os equipamentos estariam sujeitos a problemas sérios de funcionamento.

Se todas essas técnicas forem feitas corretamente, será possível reduzir de forma significativa os custos totais com manutenção, alcançando melhores resultados, mais eficiência, maior vida útil e confiabilidade nos equipamentos.

Imagem: © Depositphotos.com / tashatuvango

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp