Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Entenda os principais pontos de um ensaio de rigidez dielétrica do óleo isolante

A análise faz a diferença para garantir a boa qualidade do fluido e, consequentemente, a segurança e produtividade de equipamentos

 

O ensaio de rigidez dielétrica do óleo isolante é uma análise laboratorial fundamental para garantir a segurança e produtividade de alguns equipamentos, como no caso de transformadores de energia. Trata-se de um ensaio enquadrado dentro dos principais ensaios de rigidez dielétricos em equipamentos de segurança EPI’S/EPC’S. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e não deixe de compartilhar o conteúdo com os colegas da área.

 

 

 

Saiba quais etapas fazem parte do processo e qual a importância de cada uma delas!

 

Amostra

A primeira etapa de um ensaio de rigidez dielétrica do óleo isolante que é utilizado em equipamentos, como em transformadores, reatores e disjuntores, é retirar uma amostra do fluido diretamente na fonte. As empresas interessadas no assunto, dependendo do caso, também podem enviar a amostra conforme padrões indicados pelo laboratório que irá realizar a análise.

 

Análise laboratorial

Com a devida amostra em mãos, o laboratório responsável consegue colocar em prática diversos tipos de ensaios para verificar os mais variados tipos de parâmetros. Importante ressaltar que o laboratório deve realizar um trabalho de altíssimo padrão, sem erros. Justamente por isso, a Lorencini Brasil se destaca há tantos anos no mercado.

 

Tensão máxima

Um dos parâmetros analisados é a tensão máxima do óleo isolante. Em outras palavras, apontar o nível máximo que o fluido suporta até que uma ruptura dielétrica ocorra.

 

Integridade e confiabilidade

Muitas pessoas se perguntam os motivos que levam à realização de tais análises laboratoriais. O principal deles é, sem dúvidas, garantir a integridade de equipamentos de grande porte e de alto valor, como no caso dos transformadores de energia, por exemplo. A análise de foco do nosso post de hoje auxilia diretamente na manutenção preventiva.

 

Pontos de atenção

O ensaio de rigidez dielétrica do óleo isolante pode indicar a presença de agentes contaminantes polares no fluido. Podemos citar, por exemplo, umidade e produtos provenientes da própria oxidação do óleo. Partículas sólidas também podem ser identificadas. Em casos assim, o laboratório indica alguns caminhos à empresa, como o recondicionamento do óleo ou mesmo a secagem da parte ativa do equipamento.

 

 

Lorencini Brasil: referência nacional em análises laboratoriais

Formada por profissionais com vasta experiência no mercado, a Lorencini Brasil é referência em todo o território nacional quando o assunto é análise laboratorial de altíssimo padrão, como no caso de ensaio de rigidez dielétrica do óleo isolante. Para alcançar e manter tal status há tanto tempo, a Lorencini não abre mão do constante aperfeiçoamento técnico da sua equipe de atualizações tecnológicas necessárias. Em outras palavras, isso quer dizer que você sabe que pode confiar no atendimento de uma empresa moderna, ágil e profissional. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato.

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp