Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Impactos na saúde e meio ambiente provocados por ascarel

Contaminação por Ascarel e PCB causam problemas na saúde e meio ambiente

Além dos danos ao meio ambiente, osscaréis prejudicam a saúde humana, provocando lesões dermatológicas, alterações psíquicas e morfológicas nos dentes, fígado e rins, perda da libido e efeitos teratogênicos e cancerígenos.

Devido à grande estabilidade química e a ampla disseminação de produtos contendo PCBs, principalmente na primeira metade deste século, torna-se possível encontrá- los de forma geral, preponderantemente devido à descarga direta ou indireta no ambiente ocasionada por atividades antrópicas.

As bifenilas policloradas, PCBs podem ser lançados no meio ambiente através de derramamentos acidentais e vazamentos durante o seu transporte, e de vazamentos ou incêndios em produtos que contenham PCBs. Outras fontes desses compostos são depósitos de resíduos perigosos; eliminação ilegal ou inadequada de resíduos industriais e produtos de consumo; vazamentos de antigos transformadores elétricos contendo PCBs, e incineração de resíduos urbanos. Uma fonte adicional de PCBs é a volatilização dos aterros contendo transformadores, capacitores e outros resíduos PCBs e de corpos de água contaminados. Fonte: wikipedia

Compartimentos contaminados tais como solos ou sedimentos atuam como reservatório destes compostos, possibilitando a contaminação da biota. Algumas espécies vegetais, embora possuindo baixos valores de biomagnificação e não apresentarem metabolização dos congêneres de PCB’s, podem absorvê-los refletindo desta forma o grau de contaminação do ambiente.

modelo-conteudos-relacionados-pcb

A entrada dos PCB’s na cadeia alimentar é devida principalmente as suas propriedades físico-químicas. Estes podem sofrer ao longo da cadeia alimentar, um processo de bioconcentração e biomagnificação. Bioconcentração é o mecanismo pelo qual ocorre acúmulo do contaminante resultante da absorção e eliminação simultâneas. Biomagnificação resulta do processo de acúmulo da concentração do contaminante nos tecidos dos organismos vivos na passagem de cada nível trófico da cadeia alimentar.

O potencial de biomagnificação do contaminante na cadeia trófica é determinado pela lipoficidade dos congêneres de PCB’s, pela estrutura e pela dinâmica da cadeia alimentar onde a concentração do contaminante aumenta com o nível trófico. Espécies predadoras apresentam tendência a altos fatores de bioacumulação de PCB’s em relação a suas presas.

Deste modo o homem, por ocupar o topo da cadeia trófica, está sujeito a um maior risco de exposição a estes contaminantes que, quando presentes nos alimentos consumidos encontram-se em concentrações 100 vezes superiores as das encontradas em águas. Esse acúmulo de contaminantes nos tecidos dos organismos ocorre através de qualquer via, incluindo: ingestão e contato direto com a água, alimento e sedimento contaminado. Isso faz com que a alimentação esteja entre os principais meios de exposição de PCB’s para o homem, embora existam outras rotas de exposição.

O fator de bioacumulação de uma substância xenobiótica no corpo dos organismos vai depender do balanço entre as taxas de assimilação, metabolização e excreção. A fase de assimilação pode ser considerada fundamental para o processo de bioacumulação, pois é a fase na qual as substâncias químicas são introduzidas nos organismos. Neste processo a substância pode ser absorvida no trato respiratório ou intestinal onde geralmente é ligada a uma proteína e transportada pelo sangue para transformação e/ou armazenamento.

Pode sofrer metabolização no fígado, ser armazenada, ou então pode ser excretada pela bile ou fezes, podendo ainda passar à corrente sangüínea para possível excreção pelos rins ou ficar armazenada nos tecidos extra-hepáticos.

No caso dos PCB’s a taxa de assimilação varia conforme o número de átomos de cloro e sua distribuição na molécula congênere. Os PCB’s com poucos de átomos de cloro e baixo valor Kow são mais rapidamente excretados, enquanto que PCB’s com grande quantidade de átomos de cloro na molécula são excretados mais lentamente.

solicitar-orçamento-analise-de-oleo-mineral-isolante

contaminação por ascarel

O padrão de absorção pode ser alterado devido a mudanças comportamentais ou mesmo devido a mudanças climáticas da região onde a espécie habita.

As pessoas que necessitam realizar trabalhos com líquidos contendo PCB’s devem tomar cuidados especiais e, entre eles, convém lembrar o seguinte:

• Evitar contato direto do líquido com a pele. Usar luvas, botas e avental adequados.

• Usar máscara de proteção para o rosto.

• Evitar respirar vapores, que contenham PCB. Evitar os vapores produzidos pelo arco elétrico.

O PCB é um tóxico bioacumulativo, isto é, acumula-se no organismo durante anos, e seu efeito é lento. O diclorodifenitricloroetano (DDT) usado como inseticida é um tóxico agudo porque seus efeitos se manifestam em algumas horas.

Não Perca nossos artigos de vista, acompanhe nossas redes!

Site |Facebook |Linkedin 

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp