A importância da inspeção termográfica em sistemas elétricos é inegável. Estes itens desempenham um papel vital na operação de empresas de qualquer porte. E para que tudo continue funcionando com segurança, é essencial adotar métodos avançados de manutenção.
Nesse contexto, esse processo destaca-se como um procedimento fundamental para assegurar que os equipamentos trabalhem de forma eficiente. Assim sendo, entenda a seguir a importância dessa inspeção. Saiba como ela pode beneficiar sua empresa, maximizando a produtividade.
O que é a inspeção termográfica em sistemas elétricos
A inspeção termográfica, também chamada apenas de termografia, é um tipo de manutenção preditiva. Ela é feita com o auxílio de um termovisor. Esse aparelho mede a temperatura e a distribuição de calor em sistemas elétricos, máquinas e equipamentos.
O termovisor digital indica pontos de aquecimento que não se enquadram nas temperaturas padrão apresentadas pelos sistemas. Dessa forma, é possível detectar rapidamente riscos que comprometam o funcionamento de instalações e equipamentos. A inspeção termográfica em sistemas elétricos consegue descobrir problemas como:
- Oxidação de componentes;
- Desgaste de algumas peças;
- Corrosões;
- Sujeira;
- Falta de aperto adequado nas conexões;
- Conexões mal feitas;
- Sobrecargas de circuitos;
- Fuga de corrente;
- Circuitos desbalanceados;
- Disjuntores defeituosos;
- Fusíveis queimados;
- Manutenção inadequada.
A análise dos dados fornecidos pela termografia possibilita a resolução desses problemas nos estágios iniciais, antes que possam comprometer a operação de forma significativa.
Benefícios da inspeção termográfica em sistemas elétricos
A inspeção fornece dados importantes que possibilitam a rápida identificação e correção de anomalias nos sistemas. Quando é realizada periodicamente por profissionais habilitados, ela traz diversos benefícios para as empresas.
Confira abaixo algumas vantagens de incluir a inspeção termográfica em sistemas elétricos no calendário de manutenção.
Relatório completo das redes elétricas
Após a realização da termografia, é emitido um relatório com dados importantes sobre as condições de funcionamento das instalações elétricas. Essas informações ajudam na detecção de falhas e na eliminação de riscos para quem utiliza as máquinas analisadas.
Na Lorencini Brasil, o relatório impresso inclui imagens térmicas e reais dos equipamentos. Além disso, ele traz comentários sobre anormalidades encontradas e as mediadas necessárias para mitigar os problemas.
Não prejudica a operação
Além de ser um procedimento rápido, a inspeção termográfica não atrapalha a operação, pois é realizada sem a necessidade de parar as máquinas. Com isso, a empresa não tem um déficit de produtividade em dias de análise.
Pelo contrário! Como a termografia é feita sem a interrupção do trabalho, os dados obtidos refletem o verdadeiro estado dos equipamentos. Como resultado, o laudo final apresentará sugestões de soluções ainda mais precisas.
Economia com manutenção corretiva
A inspeção termográfica em sistemas aponta falhas ou anomalias em estágios iniciais. E isto antes que causem grandes danos à toda a instalação. Assim, a empresa é capaz de realizar reparos menores e mais econômicos.
Quando o problema é encontrado após atingir outras partes do sistema, o gasto com a correção é muito maior. Sem contar com a possibilidade de parar a produção, o que também causaria prejuízos
Vale apontar que a inspeção termográfica em sistemas deve ser realizadas por profissionais treinados e qualificados. Assim, não ocorrem danos nos equipamentos e riscos aos colaboradores.
Então, para uma termografia confiável, entre em contato com a Lorencini Brasil.