Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

O que é um transformador de potência e como ele funciona

Hoje vamos falar sobre o transformador de potência. No seu dia-a-dia, com certeza você utiliza diversos tipos de equipamentos elétricos. Este é um hábito que as pessoas adotam de forma automática, sem pensar muito a respeito. Mas para que isto seja alto possível, há todo um processo que envolva a produção e distribuição de energia elétrica. 

transformador de potência

E um dos equipamentos essenciais para que isso aconteça é o transformador de potência. Trata-se de um item que permite direcionar a energia elétrica para casas, ruas e os mais variados locais. Tudo de forma segura e funcional. 

Dessa forma, saiba a seguir como esse equipamento funciona, e entenda sua importância em um sistema elétrico. Neste sentido, aqui vai uma dica importante: na hora de comprar equipamentos para manusear o transformador de potência, é imprescindível escolher um local especializado como a Lorencini. Conte com uma empresa que tem um serviço feito com seriedade e responsabilidade para com seus clientes. 

Entenda a importância deste equipamento no sistema elétrico

Primeiramente, é preciso entender como o processo de produção de energia elétrica ocorre. Esse bem é gerado em estações hidrelétricas, termoelétricas, bem como por meio de fontes alternativas, como painéis de energia solar.

Destes locais, a energia elétrica vai para ambientes urbanos e rurais, por meio de linhas e torres de alta tensão. Mas nesses aparelhos a concentração de carga elétrica é muito elevada, o que torna inviável o uso da energia contida neles. 

Para resolver esse problema há as subestações de energia, que diminuem a voltagem dessa energia elétrica. E é a partir delas que a corrente energética vai para os transformadores de potência. Esses equipamentos são instalados nos postes, e baixam a sua tenção para níveis comumente usados em eletrodomésticos: 127V e 220V. 

Ao fim desse processo você tem acesso a energia elétrica para todos os seus aparelhos, com máxima estabilidade e segurança

O funcionamento básico de um transformador de potência: 

Este equipamento fundamental para as redes elétricas tem, na verdade, um funcionamento simples. Ele opera a partir de duas bobinas, onde uma carga elétrica passa através de um deles, conhecida como carga primária. 

A partir desse processo, há um aumento no fluxo eletromagnético do aparelho, que transfere a energia transformada para a segunda bobina. E é nela que a voltagem da corrente elétrica diminui e se adequa as potências citadas acima. E esse processo traz vários benefícios: 

  • A rede elétrica torna-se mais eficiente;
  • A sua manutenção também se torna mais acessível;
  • A rede fica mais estável e segura para o fluxo de energia nas cidades;
  • Entre outros

Dessa forma, o transformador de potência é um equipamento imprescindível para que os sistemas elétricos das cidades funcionem. Assim, quando precisar desse item lembre-se de contar com uma empresa especializada e de confiança.

Tenho o melhor na compra e manutenção de transformador de potência 

Sempre que você tiver a necessidade de reparos ou trocas de peças de transformador de potência, conte com a Lorencini, para adquirir suas peças e suporte. 

Dispomos de uma equipe de profissionais especializados, focada em solucionar os problemas de nossos clientes da melhor forma. Nosso objetivo é resolver suas demandas da melhor forma, com rapidez e excelência. Por isso entre em contato e veja como podemos te ajudar.

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp