Para diferentes aplicações, diferentes tipos de graxas. É importante conhecer as particularidades de cada solução para não errar na escolha
Quem acompanha as postagens aqui no blog já leu um texto sobre tipos de graxas, sobre suas vantagens e desvantagens. Hoje, seguimos dentro do mesmo assunto e vamos conferir quais são as principais aplicações no mercado. Ficou interessado? Continue a leitura e aproveite para compartilhar o conteúdo com os amigos que também se interessam.
Veja as características de cada tipo de graxa
Antes de mais nada, vale a pena reforçar que a graxa lubrificante é um nome genérico. Em outras palavras, quer dizer que as graxas são lubrificantes pastosos ou de viscosidade alta. Assim como, também fazem parte dessa categoria, compostos obtidos a partir de óleo sintético ou mineral, aditivos e agentes espessantes. Conheça cada tipo de graxa:
- Ca – graxa à base de cálcio: substância com ótima solidez mecânica e que também é macia. A graxa à base de cálcio é utilizada no mercado para aplicação em chassis, cabos de aço e molas de veículos pesados. Trata-se de uma solução econômica e resistente à água. Por outro lado, como desvantagem, seu ponto de gotejamento é baixo, assim como a resistência em relação a altas temperaturas.
- Na – graxa à base de sódio: fibrosa, a graxa à base de sódio pode ser aplicada em maior escala se compararmos ao lubrificante à base de cálcio. Por exemplo, em rolamentos, juntas universais e mancais de rodas. É um produto que garante ótima vedação e aderência. Também protege contra altas temperaturas e corrosão. Por outro lado, não é resistente à água, o que pode interferir na capacidade de lubrificação.
- Li – graxa à base de lítio: é uma solução utilizada em veículos automotivos e também na avião, isso porque apresenta altíssimo grau de aderência a superfícies metálicas. Sua estabilidade em altas temperaturas e resistência à água também são pontos de destaque. Como desvantagem, seu uso é proibido em indústrias alimentícias.
- Sintéticas: entende-se como graxas sintéticas os produtos fabricados com lubrificantes que não corroem tão facilmente, como ocorre, por exemplo, com óleos minerais. Trata-se de uma solução presente em aeronaves e até mesmo em robôs e satélites. É um tipo de graxa com baixa resistência ao atrito quando as temperaturas estão elevadas.
Qual tipo de graxa utilizar?
Para saber qual tipo de graxa utilizar, vale a pena consultar o fabricante dos equipamentos. Ou seja, dependendo do caso, esse ou aquele tipo de lubrificante pode ser mais indicado. É preciso analisar alguns fatores, como temperatura, severidade de carga ou pressão do trabalho.
A Lorencini Brasil
Anos de experiência e constante compromisso com a atualização tecnológica. A Lorencini Brasil é referência quando o assunto é análise laboratorial de alto padrão, como no caso de análises de óleos lubrificantes. Por aqui, você tem a certeza de contar com o trabalho de profissionais que realmente entendem do assunto. Um time focado em atender suas necessidades com máxima precisão e agilidade, exatamente como você precisa. Saiba como tudo isso funciona na prática: envie AQUI a sua mensagem de contato.