Quando falamos em líquidos inflamáveis e assuntos relacionados, frequentemente nos deparamos com a expressão ponto de fulgor. Mas o que ela significa e qual sua importância para a indústria?
Neste artigo, vamos explicar a definição de ponto de fulgor, como ele é determinado e a importância sobretudo para a segurança dos processos industriais. Então, continue a leitura e veja uma explicação simples, mas direta ao ponto, sobre esse tema.
O que é ponto de fulgor?
Vamos começar pelo básico, que é explicar o que é, de fato, o ponto de fulgor. Em suma, ele representa a menor temperatura (temperatura mínima) na qual uma substância inflamável libera vapores suficientes para formar uma mistura de vapor inflamável no ar.
Ou seja, representa o ponto exato no qual uma substância permite a propagação de chamas em sua superfície diante de uma fonte de ignição.
Explicando de maneira direta, vamos supor que a sua empresa esteja lidando com a substância inflamável X. Dessa forma, ao atingir a temperatura Y, essa substância X libera certa quantidade de vapores no ar suficientes para a propagação de chamas.
Assim, a temperatura Y será o ponto de fulgor da substância. Portanto, determiná-la é fundamental para a segurança dos processos da indústria, contribuindo para seu correto manuseio, transporte e armazenamento.
Como ele é determinado?
O ponto de fulgor é determinado por meio de um teste, que segue rígidos padrões e normas técnicas internacionais, garantindo sua eficiência e segurança. O teste é relativamente simples e fácil de entender.
Nele, uma pequena quantidade da substância é colocada em um recipiente fechado e aquecido de forma gradual. Enquanto isso, uma chama é aplicada na superfície da substância e sua temperatura é constantemente medida e registrada.
Assim, quando há a ignição, ou seja, quando os vapores localizados na superfície da substância inflamam, então podemos dizer que chegamos no ponto de fulgor.
A partir daí, sabe-se com exatidão a temperatura mínima em que uma substância inflamável passa a liberar vapores suficientes para a formação de vapores inflamáveis no ar.
Ponto de fulgor e a segurança
Como destacamos anteriormente, o ponto de fulgor é muito importante para a segurança de empresas que lidam com produtos inflamáveis. Ao determinar quando uma substância libera vapores inflamáveis, é possível, por exemplo, determinar o risco de incêndio e explosão.
O ponto de fulgor também serve para classificar substâncias inflamáveis, seguindo as regulamentações de segurança vigentes. Dessa forma, ele é de extrema importância para diversos segmentos industriais.
Ponto de fulgor e ponto de ignição
Agora queremos destacar a diferença entre ponto de fulgor e ponto de ignição, pois esses termos são bastante confundidos. Veja um breve resumo e no que eles se diferem:
- Ponto de fulgor: como destacamos ao longo deste artigo, representa a temperatura mínima na qual há a liberação de vapores inflamáveis por uma substância;
- Ponto de ignição: nesse caso, representa a temperatura mínima na qual esses vapores entram em ignição, podendo sustentar chamas.
Como vimos, o ponto de fulgor é diferente do ponto de ignição. Geralmente, o ponto de ignição é maior, já que envolve a manutenção de chamas.
Ponto de fulgor: considerações finais
O ponto de fulgor é influenciado por inúmeros fatores, como a composição química, pressão atmosférica e presença de impurezas. Além disso, o ponto de fulgor tem várias aplicações, de acordo com o segmento industrial.
Nesse sentido, a Lorencini realiza análise de ponto de fulgor em óleos diversos. Se você quer saber mais sobre esse serviço e seus objetivos para sua indústria, entre em contato com nossa equipe e veja como podemos ajudá-lo!