A análise físico-química é primordial quando o assunto é garantir as melhores condições de uso do óleo de transformador. Dessa forma, o processo garante o bom funcionamento do equipamento. E assim, a indústria no geral fica mais segura e o gestor evite prejuízos futuros.
Então, a seguir vamos explicar mais detalhes sobre o papel da análise físico-química do um óleo de transformador. Veja a importância desse processo, seus benefícios e outras informações sobre o assunto. E saiba que você pode contar com a Lorencini quando precisar da análise físico-química para a sua indústria.
Entenda o papel deste processo para que o óleo de transformador cumpra com sua função
Para começar, uma informação básica. A confiabilidade da operação de um transformador depende da constante avaliação dos fluídos utilizados no isolamento elétrico das partes energizadas.
Mas o óleo de transformador também tem a função de refrigeração interna. Ou seja, a análise físico-química dos óleos isolantes é ainda mais relevante para a indústria.
Esse processo tem como missão coletar amostrar do óleo e fazer uma avaliação completa dele. Assim, o objetivo final é determinar, quantificar e qualificar as propriedades físicas do produto.
Dessa forma, é possível identificar, principalmente, a presença de substâncias contaminantes nesse produto. Mas uma análise físico-química também serve para verificar se o óleo isolante coletado está dentro das conformidades de acordo com as normas e legislação em vigor.
Em suma, são realizados diversos tipos de testes nas amostras. E isso, obviamente, garante o pleno funcionamento do transformador. Além de garantir que o equipamento esteja dentro das normas técnicas (que são rígidas e podem ocasionar em multas e prejuízos financeiros).
Benefícios da análise físico-química
Existem inúmeros benefícios da análise físico-química do óleo de transformador. Vamos ver algumas:
- Avaliar a qualidade dos fluídos isolantes utilizados nos transformadores;
- Identificar alterações significativas nas substâncias;
- Identificar a necessidade de manutenções e correções no sistema;
- Elaborar laudos que determinam a real condição do fluído isolante.
Com isso, a análise físico-química tem dois grandes objetivos. O primeiro envolve garantir a segurança e bom funcionamento do transformador. Já o segundo, mas não menos importante, é ficar em dia com as normas técnicas do setor.
Na prática, as finalidades da análise físico-química visam as boas práticas e bem-estar geral na indústria. Neste sentido, diversos segmentos industriais se beneficiam com o processo. Aliás, esse tipo de análise é indispensável para inúmeros setores, incluindo:
- Concessionárias de energia elétrica;
- Usinas diversas;
- Fábricas em geral;
- Hospitais e clínicas;
- E muitos outros.
Consideração final
Então, diante dos benefícios e necessidades da análise físico-química, é essencial contratar uma empresa especializada no assunto. E é por isso que a Lorencini pode ser o diferencial para a sua indústria.
A nossa análise envolve uma completa comparação com os valores pré-estabelecidos nas normas técnicas. Deste modo, se esses valores não estiverem adequados, oferecemos o tratamento adequado, que será previamente avaliado por nossa equipe de profissionais.
Se você tiver mais dúvidas e/ou precisa do serviço de análise físico-química, entre em contato conosco hoje mesmo!