Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Por que é importante fazer a análise de óleo isolante de transformadores?

Para garantir o bom funcionamento e evitar prejuízos, é essencial observar a qualidade do óleo isolante com certa frequência.

A análise de óleo isolante de transformadores é essencial para garantir o bom funcionamento e a segurança deste equipamento que é tão importante. Os transformadores também são soluções de alto custo, logo sua manutenção deve ser encarada como uma prioridade dentro da empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje e aproveite para compartilhar o conteúdo.

Saiba como é feita a análise de óleo isolante de transformadores

Fatores de risco

São observados alguns fatores de risco que podem influenciar na qualidade do óleo isolante de transformadores, como a presença de oxigênio, metais e umidade. Para tal, uma amostra do óleo é retirada do equipamento. Vale a pena ressaltar que o transformador é um equipamento que trabalha em altíssima temperatura interna, e quanto mais quente, mais impactada é a qualidade do óleo isolante.

Contaminantes

Alguns contaminantes também podem comprometer a qualidade do óleo isolante de transformadores e, com isso, o funcionamento de todo o equipamento. Por exemplo, partículas sólidas e compostos polares solúveis.

Ensaios

Podem ser aplicados alguns tipos de ensaios do óleo isolante, como:

  • Tensão interfacial.
  • Índice de neutralização.
  • Rigidez dielétrica.
  • Teor de água.
  • Fator de perdas dielétricas.

IMPORTANTE: a análise de óleo isolante de transformadores é uma forma de tentar evitar gastos inesperados. Em outras palavras, prejuízos relacionados a equipamentos danificados em razão da baixa ou nula capacidade de isolamento do lubrificante. 

Soluções em análises que superam expectativas

Experiência profissional, tecnologia de ponta e logística de atendimento são os pilares da Lorencini Brasil no mercado. Uma combinação que garante um suporte completo e sempre ágil para atender clientes dos mais variados segmentos. São empresas que confiam no know-how de uma empresa que é referência nas mais diversas análises laboratoriais. Por exemplo, para realização de análise de óleo isolante de transformadores. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Envie AQUI a sua mensagem de contato

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp