
Os aparelhos de medição elétrica são essenciais para o setor industrial em geral. A principal função desses itens é medir a energia elétrica que está passando por determinado circuito.
Assim, esse processo garante a segurança das operações, inclusive dos trabalhadores. Nesse sentido, hoje em dia existem vários aparelhos de medição elétrica. Eles estão divididos em duas grandes categorias: os digitais e os analógicos.
Dessa forma, neste artigo vamos te mostrar os principais de cada modelo e suas características. Lembrando que, se você precisar de qualquer tipo de assistência em relação ao tema, converse com a equipe da Lorencini.
Tipos de aparelhos de medição elétrica
Entre os aparelhos de medição elétrica mais comuns, está o multímetro. Mas existem várias categorias desse item. Ou seja, são dezenas de aparelhos desse tipo e cada um possui características próprias. Esse é só um exemplo de como esse segmento é abrangente. Por isso, elencamos os 5 principais aparelhos de medição elétrica abaixo.
Multímetro
O mais popular de todos. Por meio de sensores, ele faz a medição de grandezas elétricas e até mesmo da temperatura. Os mais básicos medem tensão, resistência, corrente e continuidade. Já os multímetros mais completos medem também a temperatura, frequência, capacitância e indutância. Por outro lado, a desvantagem do multímetro é a sua limitação para correntes elétricas maiores.
Alicate amperímetro
Esse aparelho é ótimo para realizar a medição em ocasiões onde não é possível interromper o circuito. Ele também é ideal para medir correntes mais elevadas, garantindo a segurança dos profissionais. Resistência e tensão elétrica são medições extras que podem ser realizadas com a alicate amperímetro. E o seu funcionamento é relativamente simples. Pequenas bobinas fixadas na alicate calculam a corrente elétrica, que é exibida no mostrador.
Terrômetro
Continuando com a lista do principais aparelhos de medição elétrica, o terrômetro tem a função de medir a resistência de um aterramento. Mas, vale ressaltar que ele é sensível e deve ser utilizado com muito cuidado. Assim, de forma geral, ele consegue avaliar a eficiência do aterramento elétrico de indústrias, prédios, residências e subestações.
Wattímetro
O Wattímetro é um dos aparelhos de medição elétrica mais versáteis que existem. Ele mede, por exemplo, potência elétrica, fator de potência, frequência, tensão, temperatura e corrente. Com isso, podemos dizer que ele tem muitas aplicações no setor industrial.
Osciloscópio
Este aparelho de medição elétrica é mais complexo, digamos. O osciloscópio faz a medição da corrente e mostra o resultado em um display. Por outro lado, ele é muito indicado onde é necessário obter informações precisas e completas de um sistema elétrico. Além disso, possui funções extras, como, por exemplo, determinar a frequência de um sinal e detectar interferências de ruídos (e eliminá-lo).
Considerações finais
Além desses 5 exemplos de aparelhos de medição elétrica mostrados neste artigo, há ainda outros, que incluem:
- Voltímetro;
- Capacímetro;
- Ohmímetro;
- Indutímetro;
- Amperímetro;
- Analisador de espectro;
- Frequencímetro;
- Entre outros.
Então, como são inúmeras opções, o ideal é procurar ajuda de profissionais no assunto antes de escolher o aparelho ideal. É preciso levar vários pontos em consideração, sempre visando a segurança dos colaboradores. Diante de dúvidas, converse com a Lorencini, pois estamos prontos para auxiliá-lo nesse assunto.