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Relé de Buchholz – Funcionamento e constituição

Relé Buchholz - Funcionamento e constituição

 

Defeitos internos

Tipos de defeitos possíveis em relá de Buchholz

Curto-circuitos

São causados por:
– Avarias de isolamento com formação de arco eléctrico;
– Rupturas de isolamento entre chapas do núcleo;
– Descargas internas;
– Nível de óleo baixo.

Relé de Pressão

– Utilizado para responder rapidamente a um aumento da pressão de óleo do transformador;
– Insensível às variações lentas de pressão;
– Forte aliado dos relés diferenciais ou de sobrecorrente para os defeitos que ocorrem no interior do tanque do transformador;

Relé de detecção de Gás

– Utilizado em transformadores com depósito de óleo;
– Atua quando ocorre um defeito interno;
– Quando é detectado Gás é acionado um alarme para evitar uma maior deterioração do isolamento;
– A análise do Gás fornece dados qualitativos (tipo de defeito): ex.: defeito eléctrico;
– Análise do Gás fornece dados quantitativos (quantidade de gás) ex: dependendo da quantidade de gás libertado pode se necessário colocar o transformador fora de serviço;

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Relé de Buchholz

– É uma combinação do relé de Pressão e do de detecção de Gás;
– É utilizado nos transformadores a óleo;
– Tem como função proteger o transformador contra defeitos internos;

Funcionamento/Constituição

Possui duas boias (com contatos de mercúrio) que estão montadas no interior da câmara coletora de gás:

Boia superior: atua quando há produção lenta de Gás (ex: falhas de isolamento).

– Ativa um alarme;

– Verificação do estado do gás;

Inflamável – defeito interno;
Não inflamável – ar ou humidade;

Boia inferior: atua quando há grandes bolhas de Gás (ex: curto-circuito entre espiras ou rotura de espira formando arco eléctrico).

– Faz disparar uma proteção (disjuntor);

Relé de buchholz, o que é e para que serve

defeitos em relé de buchholz

Indicador Magnético

– Pode substituir as boias superior e inferior;

– Consiste numa boia presa a uma haste, no interior do depósito, e um mostrador no exterior.

Fonte do artigo: FEUP Faculdade de Engenharia – Universidade do Porto

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