Hoje vamos falar sobre a análise físico-química e sua importância para a indústria de forma geral.
Em suma, esse processo consiste em um conjunto de ensaios, feito por laboratórios especializados, com o objetivo de verificar as propriedades físicas e químicas de substâncias diversas.
Mas, afinal, por que esse processo é tão importante e como ele beneficia a indústria? Nesse sentido, a análise físico-química pode ser empregada em diferentes segmentos. E, aqui, destacamos a relevância dessa análise em óleos minerais, que têm a função de isolar e resfriar os transformadores, garantindo a eficiência e segurança do sistema como um todo.
Então, continue a leitura e saiba a importância da análise físico-química e porque contar com uma empresa responsável para isso.
Função da análise físico-química
No âmbito geral, uma análise físico-química tem como objetivo verificar as características e padrões de um produto. Assim, o processo visa certificar que o produto oferecido ao consumidor está de acordo com os padrões pré-estabelecidos.
Por exemplo, na análise físico-química de alimentos, esse processo vai analisar toda a composição do produto, incluindo sua textura, matérias-primas utilizadas, viscosidade, presença de agrotóxicos, etc.
Com isso, a análise vai garantir que o produto está adequado para ser comercializado e, portanto, consumido, evitando fraudes e adulterações.
Porém, há ainda outros aspectos que envolvem a análise físico-química. Nesse caso, queremos dar foco para a análise de óleos minerais. Muito utilizado nos transformadores, o óleo mineral garante o isolamento e resfriamento do equipamento.
Isso evita, por exemplo, que eletricidade “escape” para fora do produto, o que pode causar acidentes graves.
Nesse sentido, o óleo mineral precisa estar em perfeitas condições para exercer de forma plena as suas funções. E é aí que entra a análise físico-química, que vai determinar questões como capacidade de isolação e estado de envelhecimento do óleo. Dessa forma, também identifica a presença de agentes contaminantes no óleo.
Assim sendo, essa análise vai dizer se o óleo mineral está apto para o uso nos transformadores. Caso contrário, a empresa terá que tomar algumas medidas, como tratar esse óleo ou substituí-lo.
A importância da análise físico-química
Diante de tudo o que falamos até agora, podemos ressaltar ao menos 4 pontos de extrema importância envolvendo a análise físico-química. São eles:
Antecipação de falhas
A análise físico-química de óleos consiste em uma manutenção preditiva, pois a empresa irá antecipar falhas. Ou seja, a análise vai conseguir detectar com bastante antecedência fatores que, no futuro, irão prejudicar o desempenho do óleo.
Com isso, a empresa não apenas vai economizar recursos, mas, acima de tudo, garantir a segurança e eficiência de seus processos.
Redução de gastos
Nesse caso, a redução de gastos está relacionada com a antecipação de falhas. Isso porque, quanto mais rápido um problema é detectado, menores os custos para resolvê-lo.
No caso da análise físico-química dos óleos, ela vai beneficiar os equipamentos, já que o óleo contaminado causará diversos problemas, além de não cumprir com suas funções de isolamento e resfriamento.
Aumento da produtividade
Como consequência dos tópicos anteriores, temos um aumento da produtividade, já que os equipamentos serão mais eficientes. Além disso, as paradas desnecessárias serão praticamente eliminadas da indústria, o que beneficiará a todos.
Vida útil prolongada
Por fim, a análise físico-química vai permitir uma vida mais longa dos transformadores (e demais equipamentos e peças). Ela diminui o desgaste, reduzindo falhas e trocas que causarão ainda mais prejuízos para a empresa.
Não podemos esquecer também da economia de tempo, o que é extremamente valioso nos dias de hoje (tempo é dinheiro!). Então, para viabilizar uma análise físico-química de qualidade e garantir todos os seus benefícios, conte com a Lorencini. Oferecemos as melhores soluções em análise de óleos, com agilidade e excelência. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!