Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Saiba quais os fatores podem comprometer a rigidez dielétrica do óleo isolante de transformador

Para garantir um bom funcionamento de um transformador de energia, é fundamental controlar a qualidade da rigidez dielétrica do óleo isolante

A Lorencini Brasil é uma empresa de renome no mercado que é formada por profissionais que realmente entende de análise físico-química para identificação da rigidez dielétrica do óleo isolante de transformador. Uma prova disso é justamente o post de hoje aqui no blog. Separamos uma relação dos principais fatores que podem comprometer essa que é uma das condições mais importantes de um óleo isolante. Ficou curioso(a) para saber quais são? Continue a leitura na sequência e aproveite o campo de comentário para deixar a sua opinião sobre assunto.

Rigidez dielétrica do óleo isolante: descubra o que pode prejudicar

  • Água: óleo e água não se misturam e todo mundo sabe disso. Dentro de um transformador, a presença de água no óleo como solução ou mesmo em suspensão, pode interferir diretamente nas propriedades e na capacidade de isolamento do óleo. Justamente para evitar isso, ao trocar ou óleo isolante do transformador, é preciso realizar a desidratação do fluído. Um processo executado em um aparelho de termo vácuo.
  • Partículas sólidas: mesmo sem apresentar propriedades magnéticas e condutoras de eletricidade, as partículas sólidas podem causar efeitos negativos muito semelhantes ao da água. E o cenário pode piorar ainda mais se as partículas são substâncias polares dissolvidas no óleo, isso porque as propriedades dielétricas podem ser diretamente afetadas e o envelhecimento do óleo é acelerado. Para resolver o problema, é preciso utilizar um equipamento de termo filtro para retirar todas as partículas sólidas.
  • Aeração e gases: no caso da presença de gases no óleo isolante de transformador, sua capacidade isolante pode ser severamente prejudicada. Já no caso da aeração do óleo, é preciso controlar e evitar o contato com o ar, para que não ocorra a ionização do líquido e a consequente queda na capacidade de condução elétrica do transformador.

Características de um bom óleo isolante de transformador

  • Baixo ponto de fluidez para facilitar a circulação.
  • Baixa viscosidade: quanto menos grosso/viscoso, melhor para a circulação.
  • Alto ponto de fulgor: para controle de temperatura interna.
  • Resistência à oxidação e à formação de borras.
  • O óleo precisa se inerte e não afetar os componentes de metal, papel, tinta, borracha e demais itens do transformador.

A Lorencini Brasil está ao seu lado!

Não pense duas vezes quando o assunto é a manutenção preventiva e corretiva do seu transformador, como em relação à análise da rigidez dielétrica do óleo isolante. A Lorencini Brasil está ao seu lado e coloca à disposição todo o know-how de profissionais experientes e qualificados em diversas áreas. Outro diferencial é a capacidade tecnológica, já que contamos com equipamentos modernos e que asseguram resultados precisos nos mais variados tipos de análises. Quer saber mais sobre o assunto e também consultar os preços e condições imperdíveis para o serviço? Fale com um dos nossos especialistas.

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp