Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Técnicas para diagnóstico em Transformadores

Serviços de manutenção preventiva de transformadores abrangem basicamente a realização de análises do óleo isolante e testes de componentes, que vão definir a necessidade de realização de intervenções como o tratamento do óleo, troca de componentes, tais como juntas de vedação e contatos de comutadores, pintura das partes externas, dentre outros.

A implementação de sistemas de monitoração e a realização de diagnóstico periódico em transformadores proporcionam o acompanhamento de suas condições de utilização, identificando anormalidades e consequentemente uma rápida tomada de decisão quanto a medidas para evitar ou minimizar a ocorrência de falhas.

Técnicas usadas para diagnosticar problemas com transformadores

Os principais métodos de diagnóstico e monitoramento de transformadores são:

Análise do óleo isolante:

É o principal e mais utilizado método para avaliar a condição de um transformador, dado a simplicidade no procedimento de coleta, o baixo custo dos testes e a possibilidades de se diagnosticar vários tipos de problemas. Basicamente abrange a análise gases dissolvidos e propriedades físico químicas do óleo isolante.

solicitar-orçamento-analise-de-oleo-mineral-isolante

Análise de gases dissolvidos:

O óleo isolante gera pequenas quantidades de gases quando submetido a determinados tipos de fenômenos de natureza elétrica ou térmica. A composição dos gases produzidos depende do tipo de anormalidade apresentada, sendo que o diagnóstico é feito a partir da avaliação individual dos níveis de determinados gases, chamados de gases chave, da interpretação da correlação entre gases e sua evolução ao longo da utilização do transformador.

A realização de uma análise de gases isoladamente não permite um correto diagnóstico das condições do transformador, portanto é necessário que se leve em conta o histórico de análises, eventuais sobrecargas e falhas anteriores.

Análise físico química:

Óleos isolantes novos para utilização no mercado brasileiro devem atender às características especificadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Trata-se da condição inicial de operação do óleo novo, sendo que ao longo da utilização de transformadores o óleo isolante sofre alterações de determinadas características, que devem ser objeto de controle de análises periódicas para manutenção de propriedades aceitáveis de desempenho e confiabilidade às quais o equipamento se destina.

Para tanto, uma série de análises físico químicas são realizadas para mensurar mudanças das propriedades do óleo. Os resultados devem ser utilizados para estabelecer procedimentos de manutenção preventiva que evita falhas prematuras e estendem a vida útil do equipamento.

Contagem de Partículas:

Para transformadores com classe de tensão igual ou superior a 230kV, o controle da quantidade de partículas presentes no óleo isolante é um parâmetro importante para avaliação das condições do meio isolante.

O surgimento de partículas de ferro, alumínio, cobre e fibras de celulose úmidas são inerentes ao processo de fabricação de transformadores, porém, em função de suas propriedades condutoras, é necessário que as mesmas sejam removidas de forma a tornar o equipamento apto ao funcionamento.

Teor de Furfuraldeído:

Além das análises de gases dissolvidos, físico químicas e de partículas, é possível se fazer a medição do teor de furfuraldeído presente no óleo isolante, o que permite avaliar a deterioração do papel e consequentemente monitorar o estado de conservação dos enrolamentos de um transformador.

Trata-se de ferramenta bastante útil, dado que não é possível realizar a coleta de amostras de papel isolante com o transformador em serviço. A partir do teor de furfuraldeído se faz a correlação com um valor médio do grau de polimerização das bobinas.

Termografia:

O teste de termografia é utilizado para verificar a temperatura da superfície de determinadas partes do transformador, principalmente o sistema de refrigeração e pontos de conexão de terminais das buchas. Trata-se de teste realizado com o transformador em operação, restringindo-se à análise de partes externas do equipamento.

De acordo com os ajustes do aparelho empregado no teste, pode-se verificar quais alterações de temperatura são mais significativas em relação à temperatura de referência e se determinar um plano de ação para corrigir o problema.

Temperatura do óleo e enrolamentos:

Todos os transformadores são dotados de termômetros analógicos ou digitais para medição da temperatura do óleo e enrolamentos, de forma a permitir que se faça o acompanhamento da temperatura de operação do equipamento. Para o óleo o sistema é dotado de sensores imersos no líquido isolante, não apresentando limitações para a correta leitura da temperatura.

solicitar orçamento equipamentos-de-alta-precisao para testes eletricos

Fonte do artigo: Falha em Trafo – Ricardo Bechara

Confira os serviços prestados pela Lorencini Brasil em nosso site: www.lorencinibrasil.com.br

 

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp