Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Tipos de transformadores mais encontrados nos sistemas de energia elétrica

Tipos de transformadores mais encontrados nos sistemas de energia elétrica e suas características

A seguir são apresentados os tipos de transformadores comumente encontrados nos sistemas de geração, transmissão, visiotransmissão e distribuição de energia elétrica:

Transformadores Elevadores:

São transformadores utilizados no sistema de geração para elevar o nível de tensão produzida pelos geradores, normalmente dotados de dois enrolamentos.

A bobina que recebe tensão do gerador, referenciada como baixa tensão, é montada na parte mais interna do bloco, sendo que bobina que é ligada à carga alimentada pelo transformador, referenciada como alta tensão, fica na parte mais externa.

Esse tipo de transformador opera com sistema de mudança de tap sem tensão, podendo ser dotado de enrolamento específico para o sistema de regulação ou através de derivações no enrolamento de alta tensão. Geralmente são encontrados no sistema elétrico com níveis de tensão primária de até 20kV e nível secundário até 550kV.

Transformadores de Transmissão:

São transformadores utilizados em subestações para interligar linhas e sistemas em diferentes níveis de tensão. Diferentemente de transformadores elevadores, têm características construtivas mais complexas no que diz respeito ao sistema de regulação de tensão e quantidade de enrolamentos, sendo dotados de comutadores sob carga, geralmente na alta tensão, onde a mudança de tap é feita durante o funcionamento normal do equipamento sem a necessidade de que se faça o seu desligamento.

Também podem ser utilizados em conjunto com os enrolamentos principais, enrolamentos menores, montados em outra parte ativa, imersa no mesmo tanque, que são denominados por transformadores série.

Nesse tipo de transformador, além do sistema de regulação sob carga, há a
possibilidade de utilização de um sistema de regulação a vazio, além de enrolamento terciário acessível ou não Para esse tipo de aplicação também podem ser utilizados autotransformadores, cujas características construtivas se diferenciam de transformadores a partir do arranjo das bobinas.
Esses transformadores geralmente são encontrados no sistema elétrico com níveis de tensão primária de até 765kV, nível secundário até 550kV e terciário de 13,8 ou 69kV.

conteudos-relacionados-caracteristicas-de-transformadores

Transformadores de Subtransmissão:

São transformadores utilizados para rebaixar os níveis de tensão recebidos das linhas de transmissão para alimentação do sistema de distribuição.
Podem ser dotados de apenas dois enrolamentos (um de alta e um de baixa tensão) com sistema de comutação a vazio ou, de forma muito similar àquela dos transformadores de transmissão, com a utilização de comutadores sob carga e até mesmo enrolamento terciário.
Esses transformadores geralmente são encontrados no sistema elétrico com níveis de tensão primária de até 138kV, nível secundário até 34,5kV e terciário de 13,8 ou 6,9kV.

Transformadores de Distribuição:

São transformadores de pequeno porte utilizados para rebaixar os níveis de tensão recebidos das linhas de distribuição para alimentação dos consumidores finais. São dotados de apenas dois enrolamentos (um de alta e um de baixa tensão)
com sistema de comutação a vazio no lado de alta tensão.

Esses transformadores geralmente são encontrados no sistema elétrico com níveis de tensão primária de até 34,5kV e nível secundário até 440V.

Fonte do Artigo: “Falha em trafo” – Ricardo Bechara


Conheça mais sobre como a Lorencini Brasil tem contribuído para um bom funcionamento de transformadores de potência: www.lorencinibrasil.com

solicitar-orçamento-analise-de-oleo-mineral-isolante

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp