Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

4 consequências causadas pela falta de um sistema de lubrificação equilibrado em máquinas

@ Depositphotos.com / Corepics A falta de lubrificação em máquinas pode reduzir a vida útil do equipamento, intensificar os gastos e prejudicar a qualidade da produção.

O sistema de lubrificação de máquinas dentro das industrias é de importância fundamental, uma vez que este cuidado possibilita que a quantidade correta de lubrificante chegue aos componentes do equipamento, minimizando o atrito e o desgaste das peças. Como consequência, este sistema aumenta consideravelmente a vida útil da máquina, reduzindo os impactos ambientais e aprimorando a produtividade da empresa.

Para que todos esses benefícios sejam alcançados, entretanto, é necessário que a manutenção preditiva de todos os equipamentos seja feita regularmente, de modo a garantir que eles se mantenham em perfeito funcionamento. Empresas que não realizam a troca correta dos lubrificantes industriais, utilizam produtos de má qualidade e fazem a troca no tempo errado acabam sofrendo com diversos problemas e gastos desnecessários com substituição de maquinário.

Para entender a importância do sistema de lubrificação equilibrado em máquinas, veja algumas consequências causadas pela falta deste tipo de manutenção:

4 consequências da falta de lubrificação nas máquinas

Maior risco de acidentes

Máquinas que não passam por manutenção regularmente podem colocar em risco a integridade física dos funcionários dentro da empresa. Por isso, é muito importante fazer vistorias periódicas no equipamento e em seus componentes, sempre se atentando à lubrificação adequada das peças.

Redução da vida útil do equipamento

Sem a realização de manutenções periódicas e troca adequada dos lubrificantes, a vida útil do equipamento é reduzida em até quatro anos.

Queda de qualidade da produção

Se sistema de lubrificação encontrado nas máquinas não estiver equilibrado e com o seu funcionamento em perfeitas condições, a qualidade dos produtos fabricados poderá ser drasticamente prejudicada. Quando isso acontece, será necessário produzir uma nova leva de produtos, o que aumenta consideravelmente o custo da produção.

Intensificação dos gastos

Todos os itens citados acima acabam levando a um grande aumento dos custos. Acidentes, diminuição da vida útil da máquina, qualidade inferior de produção são problemas que afetam diretamente a economia da empresa. Sendo assim, ter um sistema de lubrificação equilibrado e sempre realizar as manutenções periódicas são ações que podem evitar todos os problemas anteriores e ainda aumentar os lucros obtidos pela empresa.

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp