O sistema de lubrificação de máquinas dentro das industrias é de importância fundamental, uma vez que este cuidado possibilita que a quantidade correta de lubrificante chegue aos componentes do equipamento, minimizando o atrito e o desgaste das peças. Como consequência, este sistema aumenta consideravelmente a vida útil da máquina, reduzindo os impactos ambientais e aprimorando a produtividade da empresa.
Para que todos esses benefícios sejam alcançados, entretanto, é necessário que a manutenção preditiva de todos os equipamentos seja feita regularmente, de modo a garantir que eles se mantenham em perfeito funcionamento. Empresas que não realizam a troca correta dos lubrificantes industriais, utilizam produtos de má qualidade e fazem a troca no tempo errado acabam sofrendo com diversos problemas e gastos desnecessários com substituição de maquinário.
Para entender a importância do sistema de lubrificação equilibrado em máquinas, veja algumas consequências causadas pela falta deste tipo de manutenção:
4 consequências da falta de lubrificação nas máquinas
Maior risco de acidentes
Máquinas que não passam por manutenção regularmente podem colocar em risco a integridade física dos funcionários dentro da empresa. Por isso, é muito importante fazer vistorias periódicas no equipamento e em seus componentes, sempre se atentando à lubrificação adequada das peças.
Redução da vida útil do equipamento
Sem a realização de manutenções periódicas e troca adequada dos lubrificantes, a vida útil do equipamento é reduzida em até quatro anos.
Queda de qualidade da produção
Se sistema de lubrificação encontrado nas máquinas não estiver equilibrado e com o seu funcionamento em perfeitas condições, a qualidade dos produtos fabricados poderá ser drasticamente prejudicada. Quando isso acontece, será necessário produzir uma nova leva de produtos, o que aumenta consideravelmente o custo da produção.
Intensificação dos gastos
Todos os itens citados acima acabam levando a um grande aumento dos custos. Acidentes, diminuição da vida útil da máquina, qualidade inferior de produção são problemas que afetam diretamente a economia da empresa. Sendo assim, ter um sistema de lubrificação equilibrado e sempre realizar as manutenções periódicas são ações que podem evitar todos os problemas anteriores e ainda aumentar os lucros obtidos pela empresa.