A definição de Bandeira vermelha na conta de luz assustou muitas pessoas, pois, juntamente com a sinalização, está o aumento no valor da conta. A verdade é que as bandeiras tarifárias foram estabelecidas para tornar as variações de custo na geração de energia elétrica, mais transparentes para os consumidores, porque elas servem para mostrar o quanto custou para gerar energia elétrica no mês.
A maior fonte de energia elétrica no Brasil são as usinas hidrelétricas, porém, com a diminuição das chuvas e dos reservatórios de água, é necessário se utilizar das usinas termelétricas para poupar a água dos reservatórios, porém, essa fonte de energia é mais cara e isso impacta na conta de luz, já que o valor é repassado aos consumidores.
Dessa forma é possível compreender que mesmo que você tenha economizado no consumo de energia, o valor da conta está ainda maior porque para gerar energia, foi necessário recorrer a fontes mais caras.
O que significa bandeira vermelha na conta de energia? Como Funciona o sistema de bandeiras tarifárias?
Como podemos ver no esquema acima, a bandeira verde indica que a energia elétrica está sendo gerada de forma usual e os reservatórios estão com níveis satisfatórios, portanto, o consumidor não paga nenhum valor a mais na conta. A bandeira amarela sinaliza que é necessário economizar, pois, as usinas termelétricas estão sendo necessárias para compensar a geração de energia causando certo acréscimo no valor da conta. Já a bandeira vermelha indica que muitas termelétricas estão sendo utilizadas para manter o fornecimento de energia e por isso, a conta fica bem mais cara.
A bandeira vermelha tem aparecido com frequência nas contas de luz, e isso é um alerta de que é preciso economizar energia elétrica e água.
Para saber qual bandeira foi definida para o mês seguinte e mais informações sobre as bandeiras tarifárias, consulte: http://www.aneel.gov.br/