Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Como é transmitida e distribuída a energia elétrica

Como é transmitida e distribuída a energia elétrica

Os grandes responsáveis por tornar qualquer forma de energia em energia elétrica, são os geradores. Em usinas hidrelétricas, a energia mecânica gerada pela queda d’água é transformada em energia elétrica através do gerador, já nas usinas termelétricas, o gerador é acionado através do vapor liberado de uma caldeira em aquecimento por combustão de óleo ou carvão, transformando então a energia térmica em elétrica.

As usinas nucleares transformam energia nuclear em energia elétrica também através do calor, porém, esse calor é produzido por reações nucleares desenvolvidas por um reator atômico.

Usina hidrelétrica

Para transmissão em corrente contínua, os geradores devem ser de voltagem alternada, e só depois que esta voltagem é aumentada por meio dos transformadores é que ela é retificada para ser transmitida.

usina termelétrica

Ao chegar ao local de consumo, a corrente contínua deve ser transformada novamente em corrente alternada para que sua voltagem possa ser reduzida antes de ser distribuída, ou seja, a energia elétrica chega a nossas casas, indústrias e escritórios, por meio dessa corrente alternada, independente de qual seja a usina que esteja fornecendo essa energia.

conteudos-relacionados-rede-inteligente-de-energia-smart-grid

usina nuclear

Os custos com estas transmissões a longas distâncias são compensados com a economia feita com os cabos. Em países de grandes dimensões, como a União Soviética, os Estados Unidos e o Brasil, essas condições são fáceis de ocorrer e, por isso mesmo, o sistema de transmissão com corrente contínua já se encontra em implantação nestes países.


Siga a Lorencini Brasil nas redes sociais e fique por dentro de conteúdos e notícias do ramo:

SITE | FACEBOOK | LINKEDIN

solicitar-orçamento-analise-de-oleo-mineral-isolante

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp