Os grandes responsáveis por tornar qualquer forma de energia em energia elétrica, são os geradores. Em usinas hidrelétricas, a energia mecânica gerada pela queda d’água é transformada em energia elétrica através do gerador, já nas usinas termelétricas, o gerador é acionado através do vapor liberado de uma caldeira em aquecimento por combustão de óleo ou carvão, transformando então a energia térmica em elétrica.
As usinas nucleares transformam energia nuclear em energia elétrica também através do calor, porém, esse calor é produzido por reações nucleares desenvolvidas por um reator atômico.
Para transmissão em corrente contínua, os geradores devem ser de voltagem alternada, e só depois que esta voltagem é aumentada por meio dos transformadores é que ela é retificada para ser transmitida.
Ao chegar ao local de consumo, a corrente contínua deve ser transformada novamente em corrente alternada para que sua voltagem possa ser reduzida antes de ser distribuída, ou seja, a energia elétrica chega a nossas casas, indústrias e escritórios, por meio dessa corrente alternada, independente de qual seja a usina que esteja fornecendo essa energia.
Os custos com estas transmissões a longas distâncias são compensados com a economia feita com os cabos. Em países de grandes dimensões, como a União Soviética, os Estados Unidos e o Brasil, essas condições são fáceis de ocorrer e, por isso mesmo, o sistema de transmissão com corrente contínua já se encontra em implantação nestes países.