Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

O que é rede inteligente de energia ou Smart Grid?

o avanço das rede Smart Grid no Brasil

No dia 26 de Novembro de 2014, a AES Eletropaulo anunciou o maior projeto de Smat Grid no país, mas, do que se trata esse investimento e o que isso pode mudar na rede de distribuição de energia?

Smart Grid, ou Rede inteligente de energia, é uma nova estrutura para distribuição de energia elétrica, que se utiliza de tecnologia para tornar o serviço mais seguro e eficiente, tanto para a concessionária, quanto para o usuário. Um cenário que unirá tecnologia, telecomunicação, sensoriamento e infraestrutura para viabilizar um fornecimento de energia mais inteligente.

Esse novo cenário permitirá em curto prazo, exercitar novas modalidades tarifárias e novos comportamentos de consumo. O consumidor poderá acompanhar seu consumo de hora em hora, pela internet, terá acesso a tarifa branca (variações dos valores de energia de acordo com o dia e horário) e ainda poderá definir uma meta de consumo, onde irá receber uma notificação sempre que se aproximar do valor estipulado.

Sensores instalados nas redes elétricas enviam dados relativos ao consumo de energia diretamente da unidade consumidora para a concessionária, possibilitando o planejamento mais efetivo e eficiente da rede. Além disso, o sistema ainda permite que eventuais interrupções no fornecimento de energia, sejam identificadas e solucionadas de forma remota pela concessionária.

modelo-conteudos-relacionados-producao-e-distribuicao-de-energia-eletrica

A cidade de Barueri será a primeira região metropolitana no Brasil escolhida para ter o modelo de Smart Grid como rede de distribuição de energia até 2017, o benefício chegará a 250 mil habitantes. Dentre as principais vantagens dos medidores inteligentes, está a tecnologia de comunicação por rádio frequência sem fio que irá possibilitar a tarifação pré-paga futuramente.

Além de inovações tecnológicas, a rede inteligente estará preparada para abastecimento de veículos elétricos.

A AES Eletropaulo iniciou uma parceria com a USP para elaborar um plano de capacitação de profissionais do setor elétrico a fim de qualificá-los para os novos desafios tecnológicos.

A rede inteligente de energia é ainda uma solução que contribui para preservação do meio ambiente, pois, além de incentivar o uso de veículos elétricos, possibilita um gerenciamento mais eficiente da energia que está sendo gerada.


Acompanhe notícias e informações sobre o ramo da energia através de nossos canais de comunicação: 

 Site | Facebook | Linkedin | Twitter | Google+

solicitar-orçamento-equipamentos-de-alta-precisao-para-testes-eletricos

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp