Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Conheça a espectrofotometria e a ferrografia, e seus papeis na detecção de agentes contaminantes

mulher no laboratório analisando óleo

Existem diversos tipos essenciais de análise de óleo, porém os mais importantes são a ferrografia e espectrofotometria.

Considerado um dos principais e mais eficazes processos dentro da manutenção preditiva, a análise de óleo permite que as empresas possam realizar avaliações laboratoriais rápidas e precisas sobre o óleo lubrificante utilizado nos equipamentos, colaborando para que eles tenham uma maior vida útil.

Com esta ferramenta de manutenção preditiva, feita de forma laboratorial, fica ainda mais fácil detectar os desgastes das peças móveis dos equipamentos quanto à presença de substâncias contaminantes. Existem diversos tipos essenciais de análise de óleo, mas os dois mais importantes são a ferrografia e espectrofotometria. Entenda como esses procedimentos de análise são feitos, quais suas características e como eles agem na detecção de agentes contaminantes.

Ferrografia

Esse tipo de análise é uma técnica de manutenção preditiva que tem o objetivo de analisar as partículas encontradas nos lubrificantes para apontar o grau e a razão do desgaste de máquinas e equipamentos. A identificação acontece nos quesitos morfologia, aspecto, coloração, tamanho das partículas, viscosidade, opacidade, entre muitas outras características.

Ainda dentro da ferrografia, podemos encontrar dois tipos de análise de óleo: quantitativo e analítico.

  • Quantitativo: define as concentrações;
  • Analítico: preparado para identificar os tipos e causas do desgaste.

Apesar do nome, a ferrografia não trabalha apenas com substâncias e partículas ferrosas. A técnica também lida com ligas ferrosas, compostos ferrosos e ligas não ferrosas, além de materiais e substâncias como terra, areia e borracha.

Espectrofotometria

Este método, por sua vez, permite identificar as substâncias químicas existentes no óleo lubrificante. Isso só é possível porque o óleo analisado passa por um processo de combustão, tornando-se atomicamente desintegrado. O principal objetivo da espectrofotometria é encontrar desgastes e contaminações presentes no fluido lubrificante.

A análise parte de dois princípios muito importantes: intensidade da cor e quantidade de luz absorvida. Para realizar esse processo, é necessário a utilização de um aparelho chamado espectrofotômetro, que mede e compara a quantidade de luz que uma substância é capaz de absorver. Desse modo, a leitura pode ser feita tanto de forma quantitativa quanto qualitativa, para identificar qual é a concentração das substâncias.

Imagem: © Depositphotos.com / vittavat-a

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp