No início de 2014 o SENAI irá lançar cursos de capacitação técnica para atender a demanda do setor eólico. Como já citamos anteriormente, o crescimento no setor tem gerado emprego nas fábricas e parques eólicos (veja a matéria aqui).
Atualmente mais de 140 parques eólicos estão em operação, e capacidade instalada total de mais de 2,5GW. Para 2017 a previsão é que haja mais de 300 parques com 9GW em operação, por isso, a indústria no setor eólico necessita cada vez mais de profissionais qualificados. De acordo com a Abeeólica, cada MW instalado gera 15 empregos totalizando uma estimativa de 280 mil empregos gerados até o momento.
Um professor do SENAI do Rio Grande do Sul disse que um técnico especializado em energias renováveis chega a ganhar 5 vezes mais do que um não especializado, por isso o SENAI está reformulando os cursos de energias renováveis dando melhor atenção ao setor eólico e para o setor de energia solar que também está crescendo.
O emprego verde está surgindo com a mesma força que cresce a indústria de energia limpa e da mesma forma a necessidade de profissionais e especialistas no assunto. Veja mais detalhes sobre a matéria no site da Abeeólica.