Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Entenda a importância da viscosidade do óleo mineral

homem olhando óleo e segurando prancheta

A viscosidade do óleo mineral é muito importante para saber sua resistência durante o escoamento.

 

O óleo mineral — também conhecido como óleo base, parafina líquida, óleo branco ou vaselina líquida — é um produto obtido por meio da fusão de aditivos e óleos básicos adquiridos pelo refino do petróleo.

Esse tipo de óleo é bastante tradicional e comum no mercado por ter um preço inferior aos outros. Para que o seu funcionamento seja eficiente, porém, é muito importante que o produto tenha uma viscosidade específica, que é referente à sua resistência ao escoamento.

A viscosidade representa a fluidez que o óleo tem em determinada temperatura e, para medir esta característica, é necessária a utilização de um equipamento específico (viscosímetro). Os óleos mais viscosos são mais grossos e, portanto, exigem muito mais força para serem bombeados e fluem mais lentamente. Os menos viscosos circulam com mais facilidade, possibilitando uma lubrificação mais rápida.

Grande parte dos fabricantes classificam a viscosidade dos seus produtos a 40°C e 100°C. A de temperatura 40°C é a de operação da máquina, já a de 100°C é importante para apurar se o óleo em temperaturas maiores de operação continua com sua viscosidade inalterada. Para verificar o grau de viscosidade, basta verificar a numeração da embalagem — em geral, quanto maior melhor.

Imagem: © Depositphotos.com / Syda_Productions

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp