Telefone: (11) 4399-3132 | 4341-3110 | 4200-0767 | (84) 4042-0062
Blog

Entenda como é feita a análise de óleo parafínico e suas principais características

óleo sendo colocado no carro

A análise de óleo tem como intuito verificar se as funções estão de acordo com as normas estabelecidas.

O óleo mineral parafínico é uma substância derivada do petróleo que possui ligas químicas estáveis e resistentes, que não podem facilmente ser alteradas por influências químicas. Essas características são justificadas pelo fato de as parafinas não oxidarem em temperaturas ambientes ou relativamente elevadas.

Por conta dessa peculiaridade, este tipo de óleo é utilizado principalmente na elaboração de lubrificantes automotivos, marítimos e ferroviários, além de óleos industriais, graxas lubrificantes e produtos farmacêuticos. Esses são produtos que precisam ser compostos por partes resistentes e preciosas, que não envelhecerem ou oxidam rapidamente — justamente as características do óleo parafínico.

Esses óleos lubrificantes são compostos por hidrocarbonetos de parafina em maior proporção, demostrando uma densidade menor e menos sensibilidade à alteração de viscosidade e temperatura. Por outro lado, essas substâncias possuem a desvantagem de se sedimentar quando são expostas a baixas temperaturas.

Análise de óleo parafínico

A análise do óleo parafínico é um procedimento que tem como principal objetivo verificar se as funções de isolamento, refrigeração e estado de envelhecimento estão de acordo com as normas estabelecidas. Para verificar se tudo está ideal, a análise leva em consideração a cor, densidade, tensão interfacial, teor de água, índice de neutralização, rigidez dielétrica e fatores de perdas dielétricas.

Assim que esse levantamento é feito, poderão ser determinadas causas e medidas a serem tomadas para remediar possíveis problemas com as máquinas, diminuir custos de manutenção e até evitar a perda total do produto.

Para conhecer melhor sobre o óleo parafínico, veja algumas das principais características desse produto:

Principais características do óleo parafínico

  • Eficiência durante a transferência de calor;
  • Resistente a degradação e ótima estabilidade à oxidação;
  • Propriedades resistentes a baixas temperaturas;
  • Elevada rigidez dielétrica;
  • Ótimas propriedades, tais como fluidez, pureza e estabilidade.

Imagem: © Depositphotos.com / Ensuper

Desenvolvido por: AO5 Marketing Digital

Fale por Whatsapp